O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) – entidade gerida pelo Instituto Aço Brasil – em parceria com a Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), finalizou as edições de 2022 das pesquisas anuais feitas com os fabricantes de estruturas de aço. Realizados pela e8 inteligência, empresa especializada em pesquisas técnicas e mercadológicas no setor da construção civil, os estudos, referentes ao ano de 2021, apresentam consideráveis números de crescimento, com destaque para aumento de faturamento e geração de emprego.

A pesquisa “Cenário dos Fabricantes de Estruturas de Aço” considera dados de estruturas metálicas, torres de energia para transmissão, torres para energia eólica, estrutura para parque de energia solar e defensas metálicas. As 334 empresas participantes do cenário pesquisado produziram, em 2021, 1,04 milhões de toneladas de aço, um crescimento de 1,7% em relação a 2020, primeiro ano de pandemia, sendo 550,4 mil toneladas em produção de obras de estrutura metálica, 462 mil toneladas em produção para obras do segmento de energia e 32,2 mil toneladas em produção de defensas metálicas.

Esse montante levou a um crescimento de 37,5% no faturamento das empresas: o levantamento mostra faturamento de 14,3 bilhões de reais em 2021 ante 10,4 bilhões em 2020, 7,1 bilhões em 2019, 5,1 bilhões em 2018 e 4,4 bilhões em 2017. Os dados apontam que, nos últimos 4 anos, o faturamento das empresas mais que triplicou. Também foi observado um aumento relacionado aos empregos, com crescimento de 0,7% na quantidade de colaboradores, chegando a 31,3 mil profissionais, o número mais alto nos últimos 5 anos. Cerca de 36,5% dos fabricantes aumentaram seus quadros, reflexo do aumento da demanda.

Também realizada pelo CBCA em parceria com a ABCEM, a pesquisa “Cenário dos Fabricantes de Telhas de Aço e Steel Deck” analisou 108 empresas, com 88% delas atuando exclusivamente na produção de telhas de aço e 9% produzindo telhas de aço e steel deck. Nesta área houve um crescimento de 61,4% no faturamento das empresas em relação a 2020, o que corresponde a aproximadamente 7,1 bilhões de reais.

Já o estudo “Cenário dos Fabricantes de Perfis Galvanizados – Light Steel Frame e Drywall” mostrou crescimento de 10,3% (Light Steel Frame) e 7,4% (Drywall) de produção em relação a 2020, com expectativas otimistas para os anos seguintes. As 35 empresas participantes apresentaram um faturamento de 1,4 bilhão de reais, um crescimento de 40,2% em relação ao ano anterior.

Dificuldades

Na pesquisa “Cenário dos Fabricantes de Estruturas de Aço” relatou-se que pouco mais de 47,7% das empresas pesquisadas consideram que melhorar os processos internos é a principal dificuldade que enfrentam internamente. Cerca de 45,1% dos fabricantes relatam dificuldades em manter o capital de giro e 34,6% consideram a baixa qualificação do time como seu principal gargalo.

Já a pesquisa “Cenário dos Fabricantes de Telhas de Aço e Steel Deck” apontou que o marketing incipiente foi a principal dificuldade interna das empresas, sendo citado por 35,2% dos entrevistados. A necessidade de melhorar a qualificação do time e aprimorar o conhecimento técnico também são itens relevantes, na visão de 33,4% dos fabricantes.

A pesquisa “Cenário dos Fabricantes de Perfis Galvanizados – Light Steel Frame e Drywall” mostrou que para 38,5% dos fabricantes de perfis galvanizados, marketing deficiente é a principal dificuldade interna enfrentada, seja para aquisição de clientes como para melhorar a imagem e o posicionamento no mercado. A baixa qualificação do time e a necessidade de melhorar os processos internos também foram citados como sendo importantes pontos de melhorias declarados pelos entrevistados.

Diante do cenário apresentado, também é importante destacar que em todas as pesquisas, mais da metade dos fabricantes mostraram-se otimistas, acreditando em um crescimento de mercado a ser refletido nos estudos de 2023, com olhar para 2022.

Ações para melhorar a tributação dos produtos em aço, visando otimizar sua competitividade frente a sistemas concorrentes é um dos principais desafios para o setor, na visão de 56,8% dos fabricantes.

Todos os anos, as pesquisas vêm sendo aprimoradas na metodologia, na coleta de dados e na busca de novos fabricantes. É um processo contínuo de melhoria, com objetivo de apresentar uma melhor visão do setor e que consequentemente auxilie no direcionamento de ações para um melhor desenvolvimento da construção civil.

O CBCA e a ABCEM acreditam que as pesquisas servem como suporte para a promoção da construção industrializada em aço junto à sociedade, governo e mercado da construção civil, expondo a real importância e dimensão da construção em aço. As pesquisas estão publicadas no site do CBCA e da ABCEM.

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