Reformas em Banheiros – Revestimentos, louças e acessórios

No meu artigo anterior, falei bastante sobre reforma de banheiros com maior atenção nas instalações hidráulicas e tubulações. Por isso, hoje resolvi focar na parte mais “externa” e “visível”, que todo mundo adora, ou seja, nos revestimentos, louças sanitárias, boxes e iluminação geral. Vamos conferir? 

Box

Se você está pensando em reformar o banheiro, anote esta tendência: na maioria dos projetos atuais, os clientes têm buscado os modelos de box que vão até o teto. Dessa maneira é possível criar uma “mini sauna”, pois o ar quente não tem por onde sair, diferente dos modelos vazados na parte de cima. Tem gente que até coloca um banquinho na área do box, senta ali e fica curtindo o vapor do chuveiro. Só tome cuidado com a conta e a quantidade de água utilizada, ok?

Os nichos para shampoos, condicionadores e sabonetes na parede do box também estão em alta! São super práticos e funcionais, mas é preciso atenção na hora de quebrar a parede. Já vi casos em que pessoas fizeram reformas sem a supervisão de um profissional especializado, o que resultou na quebra de uma parede estrutural, que não podia ser mexida no projeto e, resultou em problemas com o condomínio.  

Ainda falando no box, principalmente para quem está comprando um apartamento, verifique a área em que foi realizada a impermeabilização. Geralmente, as construtoras entregam o banheiro apenas com a parte interna do box impermeabilizado e a área em volta do ralo. Ou seja, a parte externa do box vai precisar ser impermeabilizada também. Aqui no nosso escritório, sempre que vamos fazer uma reforma do banheiro, já incluímos isso no serviço, de forma a garantir que tudo fique certinho!

Chuveiros

Outra tendência do momento são os chuveiros de teto, no lugar dos tradicionais chuveiros de parede. Uma de suas vantagens é que ele pode ser colocado mais centralizado na área do box, de forma a tornar o banho ainda mais confortável, pois você pode ficar mais à vontade lá dentro. Muita gente me pergunta qual é a diferença do chuveiro de teto para o chuveiro de parede? Basicamente, a localização do ponto de hidráulica! De forma simplista, para mudá-lo de lugar, o ponto que está na parede é então transferido para cima do forro. Não se trata de uma instalação tão complicada! Porém, sempre procure ajude de um profissional especializado!

Observação importante: na hora de trocar o chuveiro, verifique a relação entre a vazão de água e a capacidade do seu aquecedor (seja elétrico ou a gás), para que a água continue saindo com uma temperatura adequada. 

Cubas

Na hora de escolher a cuba, não leve em consideração somente o seu modelo de preferência, ou o que ficará mais bonito. Também é preciso prestar atenção na altura da cuba, afinal, cada modelo possui uma altura diferente – embutida, de sobrepor ou de apoio. Por isso, faça a medição prévia, para ter a certeza de que a pia ficará adequada à altura das pessoas que moram na residência. Geralmente, o pessoal fala que a distância entre a pia do banheiro e o piso é de 85cm, mas isso pode variar dependendo do modelo da cuba, esse número pode subir pra 90cm ou descer 80cm, por exemplo. 

Revestimentos

Como estamos falando sobre áreas molhadas, é essencial escolher ou especificar revestimentos não escorregadios, principalmente se for um apartamento para pessoas idosas. Na verdade, essa regra vale para todas as idades, porém como na maioria das vezes, o idoso costuma ter os reflexos mais comprometidos e a saúde mais frágil, uma simples queda pode gerar um transtorno enorme. Para quem deseja usar o mesmo revestimento no piso e na parede, para trazer unidade ao ambiente, tenho uma dica interessante: alguns fabricantes têm a mesma cor/estampa disponível para ambos, mas o revestimento do piso costuma ser mais áspero que o da parede. Ou seja, um deles é antiderrapante, enquanto que o outro é liso. 

Iluminação

Esse é um tópico um pouco esquecido pelas pessoas, mas que faz total diferença! Principalmente, para quem tem o costume de fazer a maquiagem ou a barba com frequência. Nesses casos, o correto é ter uma iluminação de frente, com perfis de led, ou até mesmo saindo do espelho, para que você não tenha sombras no seu rosto enquanto faz uma dessas atividades rotineiras. Outra ideia que os clientes gostam bastante é de incluir uma iluminação dentro do box, pois cria um efeito interessante.

Tomadas

Durante a reforma, já pense onde deverão ficar as saídas para tomadas e, sempre deixe uma próxima da pia, para o uso de secadores ou barbeadores elétricos. Além disso, dê preferência para a tomada de 20A (amperes), que tem os furos maiores, pois ela pode receber eletrodomésticos de 10A também, (com furos menores) enquanto que o inverso não ocorre. Assim, é possível usar a tomada para todos os aparelhos do banheiro. 

Bruno Moraes (@brunomoraesarquitetura)

Arquiteto pela Belas Artes, pós-graduado pela FAU-Mackenzie, especialista em gestão e execução de obras. Atuou no escritório de Siegbert Zanettini e foi o arquiteto do Programa Eliana, do SBT.

Fale conosco
 loja@pini.com.br(11) 4858-5012

Fundada em 1948, a PINI é uma empresa de informação especializada no atendimento às necessidades dos profissionais e empresas da indústria da construção civil. Atua nas áreas de Mídia, Sistemas, Educação, Informação Estratégica e Consultoria.

Copyright © 2021 PiniWeb. Todos os direitos reservados.