Nesta época do ano, mais do que nunca, as áreas sociais são as protagonistas do lar. Durante as festas de Natal e Ano Novo, todos gostam de ter a casa preparada para receber a família e os amigos em grande estilo. Por isso, no artigo vou falar sobre reformas em dois cômodos muito importantes: a sala de estar e a de jantar, que em boa parte das vezes, já são ambientes integrados. Como se trata de um tema muito rico, dividi o texto em duas partes distintas – a de hoje, com foco nas escolhas certeiras para compor tais espaços, enquanto que a outra, da próxima semana, irá discorrer sobre a obra propriamente dita e todos os cuidados necessários. Boa leitura!
Perfil do morador
Para você, arquiteto, conhecer o seu cliente contribuirá para a realização do projeto das áreas sociais. Aqui no meu escritório costumamos dar um breve questionário para que a família possa responder relatando como é seu dia a dia, além de suas expectativas. É importante levantar informações como se as pessoas são mais caseiras, se gostam de receber convidados em casa, qual a frequência de encontros de família, se gostam de cozinhar enquanto conversam, etc. Assim como descobrir as preferências de materiais e estilos por meio de fotos, projetos 3D, inspirações de revistas, entre outros.
A partir de todas essas informações agrupadas, poderemos indicar o melhor tipo de projeto. Há situações em que seu cliente afirma gostar de um estilo de decoração, mas na prática, seu modo de viver não tem nada a ver. Daí entra a nossa equipe de arquitetura para contribuir com ideias que se enquadrem com o modo de viver de cada um. Veja bem, para quem adora receber visitas, o recomendado é investir em um sofá impermeabilizado, assim como em um piso mais resistente para a sala de estar, dessa forma a durabilidade desses itens será maior. Ou para quem tem crianças, ao invés de incluir uma parede totalmente branca, não seria interessante apostar em um painel de madeira ou um papel de parede?
Consultoria especializada
Já para você, cliente, eu sempre aconselho: quando pensar em fazer uma reforma, mesmo que pequena, contrate um profissional especializado. Para você ter uma ideia, o nosso escritório realiza consultorias separadas por ambiente, de forma a realizar adaptações e ajustes menores. Dessa forma, não é preciso mudar a casa inteira de uma vez, você apenas reforma o ambiente mais importante para aquele momento.
Mobiliário
Essa dica é pra os moradores que estão na fase de troca de móveis da sala. Quem contratou um profissional da área ou uma loja de planejados, com certeza terá mais facilidade na hora de definir o mobiliário, pois terá a orientação de especialistas e possivelmente as imagens 3D mostrando como tudo ficará no final. Porém, para quem não puder fazer isso, posso dar um conselho que vai ajudar muito! Que tal fazer uma pequena simulação “caseira”? Por exemplo, se você for escolher o sofá, pegue a medida correta na loja, então marque no chão da sua casa com uma fita, onde exatamente o móvel ficará. Dessa forma, você evita ter surpresas desagradáveis na hora em que o produto chegar na sua casa – assim não será nem maior, nem menor.
Outra sugestão interessante é ficar atento as cores dos elementos da sua sala, de forma que combinem entre si. Pesquise bem os tipos de madeira, tecidos e revestimento; peça amostras dos materiais que você tem interesse para comparar com as outras peças que deseja comprar; verifique se os fornecedores têm mais sugestões de cores e texturas para amplia a sua gama de composições; ou então imprima fotos da internet e coloque uma ao lado da outra como se estivesse fazendo uma composição daquele ambiente. Sei que são dicas simples, mas te ajudarão a sair do escuro. E como sempre digo: nada substitui a contribuição de um profissional experiente!
Sofás
Ainda falando dele … Sala de estar é sinônimo de sofá! Por isso, vou citar as principais tendências relacionadas a esse móvel tão amado por todos. No momento, o grande sucesso tem sido o modelo reclinável, perfeito para quem gosta de maratonar séries e ficar junto da família. Outro item desejado, que tem aparecido nos meus últimos projetos, são os “sofás ilha”, para sentar-se em ambos os lados. Além da opção do deslocamento do encosto para transformá-lo em um sofá reclinável. Para complementar, as mesinhas de apoio também são muito procuradas, daquelas que você pode encaixá-las junto ao sofá e colocar um petisco ou uma bebida.
Cores de Tintas
Ainda falando em testes e escolhas, as cores das paredes também são um capítulo à parte na hora de compor as salas de estar e jantar, principalmente por serem os ambientes “cartões de visita” do lar. Por isso, para quem está com dúvidas na hora de mudar as cores, meu conselho é não confie 100% no catálogo, faça pequenos testes dos tons na parede da sua casa, em um espaço próximo da janela, para que você verifique como a cor se comporta com a presença de mais ou menos iluminação. É muito melhor você comprar uma latinha menor primeiro, testar dois ou três tons, para então comprar uma lata maior. Assim, você não perde dinheiro ao perceber que errou na cor da tinta só depois de cobrir o ambiente todo.
Sapateiras
Com a Pandemia de Covid19, as salas de estar e halls de entrada ganharam um espaço extra, com direito a chapelaria / sapateira. O intuito é que logo ao chegarem em casa, as pessoas já deixem calçados e casacos da rua, uma solução prática e mais higiênica. Tal costume já é bem difundido em outros países, mas acabou ganhando força nas casas brasileiras a partir do ano passado. O meu escritório mesmo foi solicitado para vários pequenos projetos assim. Complementando esse costume, para quem vai receber visitas, houve até a criação dos chinelos personalizados, de forma que, ao chegar, o seu convidado ganha um chinelo decorado como uma forma de dizer “seja bem-vindo”.
Bruno Moraes (@brunomoraesarquitetura)
Arquiteto pela Belas Artes, pós-graduado pela FAU-Mackenzie, especialista em gestão e execução de obras. Atuou no escritório de Siegbert Zanettini e foi o arquiteto do Programa Eliana, do SBT.