O isolamento acústico residencial ajuda você a ganhar um lar muito mais silencioso. Infelizmente a poluição sonora existe e consegue interferir diretamente no humor dos moradores, além de ser muito difícil de ser combatida. Isso porque o som se espalha na forma de ondas, que viajam não só pelo ar mas também pela água e por superfícies sólidas, o que inclui muros, paredes e lajes. A melhor solução é optar pelo isolamento acústico residencial.

Ao realizar o serviço de isolamento acústico o primeiro passo é conhecer a construção, a intensidade e o tipo de ruído para isolá-lo, e, ainda, utilizar mais de uma barreira, criando uma sequência de obstáculos que consigam amortecer e dissipar a energia sonora. Quando se tratam de fontes externas, o barulho entra, basicamente, pelas fachadas que estão expostas ao ruído.

Não confunda isolamento acústico com tratamento sonoro.  Isolamento acústico tem como finalidade isolar o ambiente interna e externamente, barrando a entrada e, inclusive, a saída dos sons. Já o tratamento sonoro leva em consideração o ambiente interno. Ele visa tratar o espaço de acordo com sua finalidade.

O isolamento acústico pode ser aplicado praticamente em qualquer local, e vai muito além do uso residencial. A qualidade de vida é bastante beneficiada com o isolamento acústico. Barrar sons de fora e criar um espaço mais relaxante melhora a tranquilidade no ambiente, que se reflete nos moradores. O sono também fica muito melhor e sem interrupções!

Tanto sons externos que invadem seu ambiente quanto sons internos são interrompidos com as barreiras acústicas. Há muitos materiais utilizáveis. Você deve saber por onde os barulhos entram mais para usar a melhor solução no espaço e garantir vedação completa.

O drywall é uma das técnicas mais utilizadas para o isolamento acústico residencial. São placas de média espessura e leves. Esse material ainda pode ser combinado com lãs de vidro ou de rocha, que aumentam o poder de isolamento.

Os isolantes acústicos se estendem do chão ao teto. São um tipo de manta acústica fina ou um painel de fita isolante que garantem a vedação. Além disso, também oferecem a aplicação em conjunto com outros, como o drywall. 

As janelas antirruídos são soluções eficazes contra barulhos. A vedação é feita desde o entorno, no batente da janela, para interromper o som. Há modelos feitos em PVC, madeira, alumínio e aço. Já o vidro utilizado é grosso.

As janelas acústicas contam com vidros especiais para maior vedação de som externo e interno. Há dois tipos de vidros usados nessas peças: os laminados e os insulados. Os vidros laminados são fabricados com várias camadas de resina, o que garante uma contenção forte contra sons. Já o vidro insulado é feito de duas lâminas separadas e espessas, com ar entre elas, o que torna o equipamento eficiente na redução de barulhos e de temperatura também. ​

As portas antirruído são ótimas. Boa parte desses modelos é feita em madeira maciça e tratada para o isolamento acústico. A espuma acústica é aquela usada amplamente em isolamento acústico para estúdio. São placas leves de espuma em formato liso ou aquele que lembra as caixas para ovos, e absorvem o som interno, evitando a saída de sons de dentro do ambiente.

Seja optando pelo isolamento acústico completo, incluindo paredes, teto e piso, ou somente utilizando um tratamento acústico em janelas e portas, o importante é encontrar tranquilidade e conforto no seu lar. Procure deixá-lo cada vez mais como um recanto de paz.

Isabella Nalon (@isabellanalon)

À frente do Nalon Arquitetura, atuou como arquiteta na Prefeitura de Münster, na Alemanha. Acumula mais de 20 anos de experiência em projetos residenciais, comerciais e corporativos.

Indústria de materiais de construção cresce 8% em 2021

Artigo Anterior

Eternit anuncia grande investimento em fábrica de Fibras de PP em Manaus

Próximo Artigo

Separamos para você