Algo interessante que alguns condomínios já implementaram e faz muito sentido é a gama de serviços oferecido. Nesta semana, eu estive num endereço que havia uma espécie de salão de beleza, com serviço de manicure, onde você reserva o seu horário. Quem está trabalhando em home office sabe o quanto ganhamos tempo em não precisar pegar o carro e ter que sair do prédio para fazer a unha, por exemplo, se cuidar.

Outro serviço que vocês já devem ter visto é a feira dentro do condomínio, que usa, em geral, o espaço do estacionamento. Muitos lugares já implementaram isso. Ou seja, antes mesmo de caminharmos para o home office já tínhamos essa preocupação em ofertar aos moradores tudo para facilitar o dia a dia. Outro serviço que também já vi, em condomínios maiores, são as aulas em geral, de natação, violão, judô, além do personal trainer, que virou algo bem mais comum.

Pensando nos estúdios e nos apartamentos pequenos, as áreas comuns passaram a contar com sala de cinema, lugar para pequenas recepções, seja no salão de festas, na varanda gourmet ou em outros espaços. Ah, tem condomínios até com pequenos escritórios, oferecendo um lugar confortável para os moradores trabalharem ou fazerem uma reunião.

Para organizar os espaços e olhar, sobretudo, para esse novo entendimento da casa, os empreendimentos estão se atualizando cada vez mais. A ideia é se preparar para essa nova realidade e poder oferecer espaços que atendam os novos tempos, sem esquecer daquilo que a gente já comentou nos artigos anteriores, que é a tendencia da migração das famílias, seja para um apartamento maior e para a compra da segunda residência.

Acredito num movimento de ter a disposição para as pessoas diferentes tamanhos de imóveis, com oferta de serviços, de áreas comuns ainda mais completas. Vamos passar a escolher a nossa futura casa, considerando não só o imóvel em si, mas também tudo o que o edifício vai oferecer. Mais uma vez, gostaria de lembrar da importância de quebrarmos paradigmas, de olhar esse grande movimento, entendê-los e oferecer algo sob medida, personalizado para as pessoas.

Cristiane Schiavoni (@cristianeschiavoni)

Arquiteta pela FAUUSP, toca há duas décadas seu escritório com projetos de arquitetura, interiores e reformas marcados pela ousadia no uso de materiais e acabamentos inovadores e versáteis.

Fale conosco
 loja@pini.com.br(11) 4858-5012

Fundada em 1948, a PINI é uma empresa de informação especializada no atendimento às necessidades dos profissionais e empresas da indústria da construção civil. Atua nas áreas de Mídia, Sistemas, Educação, Informação Estratégica e Consultoria.

Copyright © 2021 PiniWeb. Todos os direitos reservados.