Hoje, vamos falar sobre um revestimento que, além de trazer cor e vida para os ambientes, é bem prático: o papel de parede. Ele pode ser usado na casa toda, é só escolher o material certo para cada ambiente. Em áreas úmidas, como paredes de banheiro (fora o box) usar TNT. Nos demais ambientes, dá para brincar com cores, estampas, desenhos… hoje, há uma infinidade de alternativas.

O papel de parede tem várias vantagens, especialmente por se tratar de um revestimento rápido de instalar e limpar… não faz sujeira. Tem inúmeras opções, e traz uma textura bastante agradável ao ambiente. Ele muda o ambiente com agilidade, tem opções com ótimo custo-benefício e algumas opções ainda oferecem um isolamento acústico e térmico.

Para áreas corporativas, lojas ou banheiros é interessante dar preferência aos papéis vinílicos ou TNT pela resistência à umidade e as emendas são praticamente invisíveis. Agora, quando a ideia é ter algo mais sofisticado, podemos trabalhar com papéis flocados ou tecidos, revestimentos de palha…

É mais indicado escolher o papel ao mesmo tempo em que está trabalhando a decoração. Você vai fazer o ambiente, pensa no ambiente antes, pois nem sempre o papel está disponível para pronta entrega, muitas vezes tem que encomendar e enquanto o papel não chega você consegue ver e definir as outras coisas desse ambiente.
Sobre a combinação do papel de parede com os demais materiais, não há muitas regras, pois quanto mais descombinado, mais original e mais bacana ficará o resultado. Mas, o bom senso e o feeling sempre funcionam, por isso o conjunto precisa ficar leve e atraente aos olhos.

Podemos também combinar um papel estampado e usar uma das cores deste papel em objetos de decoração e combinar com um papel liso em outra parede, conseguindo uma harmonia e equilíbrio.

Marina Carvalho (@marina.carvalho.arquiteta)

Arquiteta e designer de interiores com MBA pela FGV, atuou no Studio Arthur Casas. Toca escritório com seu nome.

Maratona de criatividade Archathon

Artigo Anterior

Mesmo com os desafios da conjuntura, Brasil pode crescer e inovar com IoT

Próximo Artigo

Separamos para você