O laranja, associada aos tijolos e outros materiais naturais, é uma das cores mais vivas e alegres entre os tons quentes. Formada pela mistura entre vermelho e amarelo, está associada à criatividade, produtividade e muita energia. Porém, o laranja é pouco utilizado no décor das residências, pois muitas pessoas ainda têm uma certa resistência ao empregá-la. Contudo, é uma boa escolha para quem quer transmitir personalidade, conforto e alegria aos ambientes e, quando aplicada de forma correta, pode fazer uma grande diferença no visual do cômodo.
Pensando na decoração dos ambientes, o laranja resulta em boas sensações ajudando a levantar o astral da casa ou estimulando ainda mais ao trabalho, sendo uma ótima opção para espaços de home office. Na cozinha, ajuda a estimular o apetite e pode acabar harmonizando com uma decoração feita com um cesto de frutas, por exemplo. No geral, o laranja é chamativo, por isso sua aplicação precisa ser feita com cautela para não saturar o local e deixá-lo cansativo. O mais indicado é que esteja em uma parede, no sofá, tapete ou objetos decorativos com a função de causar contraste com o restante do espaço.
Para que esse tom não sobrecarregue o ambiente onde está sendo aplicado, podemos fazer algumas combinações com outras nuances. Em decorações que possuem uma proposta mais rústica, o laranja queimado ou terroso acaba dando um toque de charme, sendo que a marcenaria e os tecidos de couro são bons lugares para empregar esses dois tons. A mistura com azul também pode ser interessante, em um quarto, por exemplo. É possível ter o laranja na parede e o azul de cama ou em objetos decorativos. Junto com o rosa, o laranja também traz suavidade e doçura, muito indicado para ambientes femininos. Com um verde escuro, proporciona elegância ao local.
Com revestimentos na cor laranja é possível criar um ambiente despojado, principalmente em cozinha. Como ela transmite alegria, os espaço ficam mais descontraídos e convidativos, mas vale lembrar que, ao aplicar materiais com essa tonalidade em pisos ou paredes, os móveis e outros elementos da decoração precisam ser neutros, pois o excesso de laranja em uma mesmo lugar pode acabar causando ansiedade e desconforto.
Marina Carvalho (@marina.carvalho.arquiteta)
Arquiteta e designer de interiores com MBA pela FGV, atuou no Studio Arthur Casas. Toca escritório com seu nome.