O banheiro é considerado um dos ambientes mais importantes da casa, pois trata-se de um local que proporciona bem-estar, relaxamento e autocuidado. Ao projetar um banheiro, devemos pensar em um espaço que possa continuar proporcionando condições confortáveis com o passar dos anos aos seus usuários.

O ambiente deve se adaptar às capacidades físicas de todos. Banheiros acessíveis que respeitam as normas de desenho universal são banheiros ideais, assim, tornar os banheiros mais seguros é de grande importância para diminuir os riscos de acidentes, independentemente da idade. 

Se possível, faça a porta de entrada do banheiro com 80cm de largura, pois ela atenderá todas as fases, inclusive em caso de necessidade de cadeira de rodas. Maçanetas de alavancas são as ideais pela facilidade de manuseio tanto para crianças quanto idosos. Também é importante que o piso seja de um material antiderrapante.

Um banheiro bem iluminado é fundamental. Se puder projetar um banheiro com cores contrastantes, irá criar o cenário ideal para facilitar a visão do idoso e também irá criar um espaço lúdico para as crianças.

Utilize barras de apoio perto da bacia e dentro do box, facilita muito e garante a segurança. E lembre-se de fazer o box com no mínimo 80cm de largura.

Caso opte por ter banheira, faça a área do chuveiro independente da banheira, pois assim facilita o acesso ao box para os idosos e a banheira para as crianças será super prático. 

Devemos considerar também o avanço da tecnologia em espaços mais pessoais como o banheiro. Hoje já temos espelhos com desembaçadores, com iluminação própria e em breve poderemos olhar o espelho e ler as notícias ao mesmo tempo, já que temos alguns modelos que funcionam como pequenos displays. Além disso, é possível encontrar chuveiros, bacias e metais com tecnologia que ajudam a economizar água. Duchas com cromoterapia e algumas até purificam a água. Temos também banheiras que podem ser controladas pelo celular e até TV à prova d ‘água.

Se pensarmos em um banheiro com iluminação automatizada e controle de voz, poderemos entender como criar um ambiente seguro e que, inclusive, nos ajude a monitorar nossa saúde. O futuro será o avanço dessas tecnologias e provavelmente acontecerá antes do que imaginamos. Portanto, não devemos projetar um banheiro sem considerar todas essas possibilidades, mas prever essas atualizações tecnológicas.

Isabella Nalon (@isabellanalon)

À frente do Nalon Arquitetura, atuou como arquiteta na Prefeitura de Münster, na Alemanha. Acumula mais de 20 anos de experiência em projetos residenciais, comerciais e corporativos.

Construção gera mais empregos em junho

Artigo Anterior

Participar ou não de uma mostra de decoração?

Próximo Artigo

Separamos para você