Já falamos por aqui anteriormente sobre o mercado da construção e a importância de utilizar os materiais saudáveis em obras e reformas. Eles são, sem dúvidas, os principais pontos de partida para a discussão da construção de um edifício e até mesmo de um estilo de vida mais saudável. Outro ponto que também é de extrema importância e que vamos discutir hoje é a atualização de conhecimento sobre os espaços salutares. 

Por isso, nós, da Healthy Building Certificate (HBC), empresa especialista na consultoria e certificações de construções saudáveis que atua no Brasil e no exterior, elencamos três razões para você compreender a importância de adquirir novos conhecimentos sobre os espaços saudáveis.

Entender quais são as consequências geradas na vida de moradores de uma Casa Saudável: A Construção Saudável não é um conceito novo, ao contrário, culturas antigas já compreendiam o impacto positivo e negativo causado pelas edificações. No entanto, o processo de industrialização trouxe uma certa “padronização” dos ambientes, diminuindo drasticamente a preocupação com a influência da construção na vida dos ocupantes. Em consequência disso, houveram uma série de enfermidades propagadas. Tanto que, na década de 80, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a “Síndrome do Edifício Enfermo (SED)” como doenças causadas a partir da “proliferação de microrganismos infecciosos e partículas químicas em espaços fechados.”

Por isso, um ambiente saudável é o ideal, não somente para evitar tais doenças, como também para gerar mais qualidade de vida. O projeto saudável de uma casa desempenha um papel fundamental e determinante na saúde e bem-estar dos moradores. Mesmo porque, a casa é sempre onde voltamos após um dia exaustivo, então fazer dela um lugar para revigorar as energias já pode ser compreendido como uma necessidade. Isso inclui analisar desde as questões estruturais, até a propriedade dos materiais utilizados na construção da casa. Como por exemplo, os componentes das tintas que utilizamos nas paredes e que são capazes de causar intoxicações.

Além de que, uma casa que possui um quarto saudável é capaz de trazer inúmeros benefícios como uma noite de sono reparador, além de sensação de descanso completo. E para casos de recém-nascidos, também auxilia no processo de desenvolvimento do bebê.

Basicamente, pensar sobre as condições de uma casa é colocar o indivíduo como prioridade máxima, dando a ele a oportunidade de desfrutar de um lar confortável, criado para contribuir com a sua saúde e elevar todos os níveis de bem-estar. 

A partir desses conceitos, surgiu a ideia de apresentar uma Mostra que fosse capaz de explicar de forma clara e expositiva a relação entre o ambiente construído, a saúde e o bem-estar e desenvolvemos a Mostra Casa Saudável.

Mostra Casa Saudável

Com o objetivo de despertar a consciência de que as edificações construídas moldam a saúde e experiência de bem-estar pessoal e coletiva, faremos a 1ª edição da Mostra Casa Saudável. O evento estará aberto ao público do dia 9 setembro até 07 de novembro de 2021 em um casarão localizado na Avenida Pedroso de Morais, no bairro Alto de Pinheiros.

Trazendo os principais avanços na promoção da saúde e wellness nos campos da medicina, estilo de vida, nutrição e arquitetura, conseguimos reunir grandes nomes da arquitetura que assinam o projeto de reforma e construção de ambientes da casa.

Ao todo, serão 35 ambientes que reproduzirão os espaços de uma casa e o time de arquitetos já confirmados conta com os nomes de Maria Barros, Candice Ruwer Vidor, Luciana de Moraes, Rejane Pimenta, Marcio Casado, Adrielly Barron, Manoel Sodré Veiga, Flávia Burin, Tânia Froes, Bia Rafaelli, Débora Lefevre, Ornella Lenci, Luciana Constantin, Heloisa Alvarez, Bruno Moraes e Mario Scalambrino. A engenheira Lourdes Printes também marca presença na mostra. 

A Mostra Casa Saudável HBC também conta com o apoio de grandes associações, marcas e players do mercado. Estão entre eles: ABD – Associação Brasileira de Designers de Interiores, Casa Riachuelo, Tramontina, Co.w. Coworking Space, Sky Hotéis, Focco Construtora, Saint Gobain e EcoHome. Na lista de fornecedores, as marcas também são influentes no mercado de construção: Moshe 3000, AtenuaSom, Biomassa, Acquacontroll, Biowash, Ledvance, Bostik, Cerâmica Atlas, Brinqueria, Veea, Bona, Eurodecor, Isover, Quartzolit, Placo, Owa/Sonex e muito mais.

Marcos Casado (@marcoscasado1)

Engenheiro civil, atuou como gerente técnico do Green Building Council Brasil e foi gestor de obras no ABN AMRO Real. É diretor do HBC Brasil – Healthy Building Certificate.

O papel do arquiteto em ações sociais

Artigo Anterior

Reciclagem em canteiros de obras otimizam a construção

Próximo Artigo

Separamos para você