Você sabe a importância de uma moldura? Além de proteger e destacar uma obra de arte ou fotografia, ela também confere o acabamento correto para cada uma delas. Mas como escolher o melhor modelo? Aqui vão algumas dicas:
A moldura deve sempre ser escolhida para combinar com a obra de arte, e não com o ambiente. É a obra que determina o tamanho, cor, estilo. Quadros de paisagens, por exemplo, se complementam perfeitamente com molduras de madeira, ao passo que pinturas com cores mais quentes podem harmonizar com molduras de tons semelhantes. Molduras brancas ou bege sempre ressaltam as cores das obras, sendo perfeitas para valorizá-las.
Quanto ao estilo da moldura, é mais comum optar por aquele que harmonize com o da tela – para obras clássicas, opte por molduras clássicas, por exemplo. Quadros com imagens impactantes podem receber molduras fortes, enquanto telas mais simples conversam melhor com molduras de linhas retas e leves.
Cuidados com as molduras
Nunca utilize produtos químicos, água ou álcool na hora de se livrar da poeira, especialmente em molduras de madeira – o processo deve ser feito apenas com um pano macio ou pincel. Na hora de limpar o vidro, opte por um pano de algodão levemente umedecido com água e um pouco de álcool ou produto específico para a limpeza do material. Além dos cuidados com a limpeza, deixar as obras longe da luz solar direta é essencial.
Cristiane Schiavoni (@cristianeschiavoni)
Arquiteta pela FAUUSP, toca há duas décadas seu escritório com projetos de arquitetura, interiores e reformas marcados pela ousadia no uso de materiais e acabamentos inovadores e versáteis.