A Modularis Offsite Building concluiu seu protótipo MGuest House. Inédito no Brasil, o projeto recria, com riqueza de detalhes, todas as peculiaridades de um empreendimento vertical construído no sistema modular. A ideia é que a instalação seja uma inspiração para investidores, estudantes e profissionais do segmento que poderão, conhecer de forma mais abrangente as etapas, processos e vantagens do sistema offsite, além do conforto superior de se viver dentro de um quarto construído com essa tecnologia.

O MGuest House é um show homeque espelha todos os detalhes de um processo que vem conquistando o mundo, por sua velocidade,sustentabilidade e tecnologia embarcada. Segundo estudos da Terracotta Ventures, no Brasil, esse segmento movimenta hoje perto de R$ 300 milhões e deve alcançar a marca de R$ 6 bilhões em poucos anos. O estudo aponta ainda o Brasil como um ambiente bastante favorável à expansão desse modelo, ao lado de China e Japão.

Desenvolvido a partir de uma parceria estratégia com diversas empresas lideres na cadeia de construção, entre elas a Atrio Hotel Management e a Xtay o projeto pretende se tornar referência e um divisor de águas no desenvolvimento da indústria hoteleira e de short-term rental no Brasil. “A parceria com a Modularis é muito estratégia para a Xtay, uma vez que a empresa trouxe para o Brasil uma tecnologia inovadora e já conhecida em todo o mundo. Nosso plano de desenvolvimento nos curto, médio e longo prazos prevê nossa expansão para várias cidades do País e os ganhos em termos de manutenção, sustentabilidade e tempo de construção nos permitirão ganhar velocidade para atingir 4.000 apartamentos até o final deste ano”, diz Beto Caputo, diretor-presidente da Atrio Hotel Management e da Xtay, um dos parceiros do projeto.

Construção ágil e limpa

Apoiada em mais de dez anos de experiência com a construção modular,atendendo uma centena de clientes e mais de 50 mil metros quadrados entregues, a Modularis Offsite Building busca consolidar sua liderançano segmento residencial no Brasil.

“O MGuest House foi todo concebido no sistema BIM(Building InformationModeling), o que também garante precisão e previsibilidade na execução dos projetos.Muitas horas depesquisa e desenvolvimento foram dedicadas .ao lado de um grupo de 14 parceiros líderes em seus segmentos, dentre eles AArcelorMittal,maior produtora de aço do Brasil e líder global do setor. O resultado pode ser visto em nossas instalações em Itupeva, SP. O investidor pode entrar, sentir o conforto e até dormir sem perceber que se trata de um prédio totalmente construído em 40 dias em ambiente controlado efora do canteiro de obras”, conta Paulo Salvador, CEO da Modularis Offsite Building.

O pipeline residencial da Modularis Offsite Building para este ano inclui a construção do primeiro prédio residencial Modular do Brasil em Moema – SP , desenvolvimento de estudos para a construção do Hotel B&B no Centro de Exposições Don Pedro em Campinas entre outros. “Com o MGuest House, vamos despertar ainda mais interesse eacelerar ainda mais esse pipeline de mais de 200 milhões de reais que temos em carteira para os próximos anos”, acrescenta Salvador.

Segmento exige alinhamento da cadeia produtiva

A eficiência desse sistema não é fruto do acaso. Para suportar esse sistema, que já tem atuação consolidada em outros países da Europa e Ásia, a cadeia produtiva também veio se adequando e desenvolvendo novos materiais e tecnologias. Fabricado em ambiente controlado, sem desperdício de materiais, esse formato permite menor custo e prazo, com zero retrabalho. As peças, pré-fabricadas seguem para montagem em seu destino final. “No offsite, toda parte de projeto e acompanhamento técnico exige muita precisão. Uma vez construídos os módulos, tudo precisa se conectar perfeitamente – hidráulica, elétrica, estrutura. É uma orquestra”, explica Thomas Michaelis, arquiteto e responsável pelo projeto arquitetônico do MGuest House.

Outro ponto forte nos projetos da Modularis é a presença da ArcelorMittal, que há um ano tem uma parceria estratégica com a empresa. “Estamos vendo a construção modular evoluir rapidamente. Nosso objetivo é criar um ecossistema para que as nossas soluções em aço sejam efetivamente um diferencial competitivo para nossos clientes e parceiros, mobilizando todo suporte técnico-comercial.. A cooperação técnica entre as duas empresas envolve toda a estrutura de engenharia de projetos / aplicação ,pesquisa e inovação do Grupo ArcelorMittal ( Aços Longos, Planos e R&D-Brasilpara o desenvolvimento de produtos, serviços e soluções para a construção modular visando a industrialização,” destaca Antônio Paulo Pereira Filho, gerente de Inovação e Desenvolvimento Construção Civil / Aços Longos.

Sobre a Modularis Offsite Building

Curso para Gestão de Obras

Artigo Anterior

Ambientes integrados ou isolados? Qual a sua forma de morar?

Próximo Artigo

Separamos para você