A Tarjab, incorporadora e construtora com 38 anos de atuação no mercado imobiliário de São Paulo, atua de forma consistente em práticas sustentáveis em diversas frentes. Uma delas é a Logística Reversa, que faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos, e tem por objetivo criar métodos de coleta e reaproveitamento de resíduos da construção civil. Aplicando a metodologia desde 2013 em seus canteiros de obras, a Tarjab comprova o comprometimento e engajamento em ações sustentáveis que contribuem para o desenvolvimento sustentável da incorporadora.

Para Sergio Fernando Domingues, Diretor Técnico da Tarjab, mais do que uma questão de redução de custo, no descarte de materiais, “a logística reversa remete a uma qualificação de empresa que visa estar aderente aos valores e comportamentos da sociedade atual, que serão cada vez mais mandatórios do ponto de vista de obrigação empresarial, bem como de sua contribuição para o bem comum”.

Ainda de acordo com o Diretor Técnico da Tarjab, a produtividade está muito ligada a questão do desperdício, que também está relacionada à sustentabilidade. “É necessário potencializar as práticas sustentáveis já incorporadas no canteiro de obras, não só em todo processo construtivo, mas, também com a saúde e bem-estar das atividades dos nossos colaboradores no refeitório, vestiários e canteiro”, ressalta.

Em se tratando de Logística Reversa, o executivo destaca que a Tarjab possui uma série de indicadores de controle de geração de resíduos orgânicos, recicláveis e de entulhos que alcançam 82,21% de valorização e reciclagem dos resíduos nas obras finalizadas. “Sem contar com o reaproveitamento de água de chuva (em lava-rodas de caminhões, banheiros com tratamento de água do lavatório para os sanitários), utilização de luz solar (telhas lumínicas) e lâmpadas LED nos canteiros de obras”.

Domingues também destaca a importância de contar com parceiros e fornecedores que atuam na destinação correta de resíduos da construção civil e cita alguns materiais utilizados nas obras que estão dentro da metodologia de Logística Reversa. “A sustentabilidade está no nosso DNA e contar com parceiros que vão ao encontro do mesmo ideal é fundamental. São fornecedores de blocos de alvenaria, que deixam uma caçamba na obra e coletam os pedaços para reutilizar em futuros blocos, de paredes de drywall, que depois de retiradas voltam para a fábrica, sendo processadas para a produção de novas placas de gesso acartonado”.

Além disso, a Tarjab utiliza manta acústica de borracha reciclada, entre a laje e o contrapiso das unidades. Uma solução sustentável que contribui com o descarte correto de pneus de borracha que foram reciclados e transformados em contrapiso.

O executivo finaliza reforçando que a sustentabilidade, além de fazer parte dos valores da Tarjab, está inserida na conscientização de contribuir com o meio ambiente. “Se tivermos cada vez menos desperdício nos canteiros de obras, consequentemente, teremos redução de recursos naturais que estamos consumindo e seremos muito mais eficazes e eficientes na produção de nossas obras, e poderemos repassar essa eficácia para o cliente final, deixando mais acessível a compra do imóvel”, finaliza.

O perfil dos novos imóveis

Artigo Anterior

Madeira de demolição: material universal

Próximo Artigo

Separamos para você