A área de lazer ideal deve ser um espaço destinado às atividades agradáveis, tanto em momentos de descanso ou de entretenimento. Ela deve servir para reunir, confraternizar, relaxar e apreciar a natureza. Não existe uma regra, um padrão para a área de lazer, pois ela deve refletir o estilo dos moradores e atender às suas necessidades específicas e todas as idades e fases. Entretanto, quando falamos de espaço gourmet, existem algumas regrinhas que devemos seguir para seu bom funcionamento.

A varanda gourmet, como o nome sugere, é uma área que está ligada à culinária. É um espaço para apreciação de boas refeições, entre familiares e amigos, e pode ser construída tanto em casas quanto em apartamentos, onde são bem comuns. 

O primeiro passo para pensar o espaço destinado a varanda gourmet é, certamente, o número de pessoas que irão ocupar o espaço. Ao iniciar o projeto, pensar como ficará a área para as refeições próximas à churrasqueira é fundamental para o conforto de todos.

Além disso, considere quais outros itens você deseja nesse espaço além da churrasqueira. Sempre que possível, eu recomendo o forno de pizza (pode ser a lenha, elétrico ou a gás), fogão a lenha e a chapeira. Com isso, é possível explorar todos os dotes culinários. Uma mesa, tanto para o preparo dos alimentos, quanto para consumo destes, torna tudo mais fácil na hora do preparo e da refeição e é muito bem-vinda.

Procure ter nesse local espaço para armazenar tudo o que será utilizado: armários e gavetas podem ser muito úteis tanto para guardar os utensílios de cozinha e os demais itens. Ao ter tudo guardado aí, além dos utensílios, copos, pratos, talheres, guardanapos, etc., evita-se que seja necessário ir todo o tempo para a cozinha ou dispensa. É bem melhor que tudo esteja bem próximo. A instalação de uma geladeira, mesmo que pequena, também é indicada. 

Para os revestimentos e bancadas, opte por materiais práticos de limpar, que não mancham e não sejam escorregadios. O porcelanato e o ultracompacto são boas pedidas. Escolha móveis práticos e versáteis, para facilitar na hora de um reposicionamento do layout e deixar o espaço mais fluido quando necessário. E quanto a decoração, opte por aquela que mais atender ao seu estilo.

E claro, aposte na integração com a natureza, pois é sempre importante ter muito verde para trazer a sensação de relaxamento e conexão. Se possível, tenha próximo uma horta natural.

Para finalizar, algumas dicas importantes:

  • 1- A altura da bancada deve ser entre 90cm a 94cm;
  • 2- Área de circulação entre bancadas de no mínimo 90cm;
  • 3- Faça um bom projeto de elétrica para que todos os equipamentos que você escolher funcionem adequadamente (triturador, filtro de torneira ou parede, máquina de gelo, cervejeira, chopeira, grill automático, exaustão, tv, sistema de som, etc.);
  • 4- Pense na iluminação em diferentes horários e uso: para quando precisar do ambiente mais iluminado ou então para aquele momento mais relaxante;
  • 5- Invista em ventiladores lindos de teto ou se o espaço for fechado, num ar condicionado;
  • 6- Pense em um cantinho para o momento de relaxar após a refeição, como uma chaise, um sofá gostoso ou até um balanço;
  • 7- Atenção para o sistema de exaustão, para você não ter problema com retorno de fumaça. Não se esqueça de considerar a ventilação natural neste ambiente.

As varandas gourmet podem ter todo o charme para receber visitas e acomodar a todos, bem como propiciar grandes momentos de alegria.

Isabella Nalon (@isabellanalon)

À frente do Nalon Arquitetura, atuou como arquiteta na Prefeitura de Münster, na Alemanha. Acumula mais de 20 anos de experiência em projetos residenciais, comerciais e corporativos.

Estilos e Cores: sincronia equilibrada

Artigo Anterior

Concrete Show realiza evento digital em outubro

Próximo Artigo

Separamos para você