Já parou pra pensar de onde vem a inspiração para projetar? Penso que tudo pode virar inspiração, tudo mesmo: desde o sorriso de uma criança com sua pele macia, até uma pedra que tropeçamos no caminho.
O importante é se manter consciente nos detalhes, pois é neles que encontramos cores, texturas, formas e sensações que vão nos servir de inspiração para criar os projetos. Entendendo e se inspirando na história de cada cliente, também podemos nos conectar e de uma maneira mais leve, iniciar os estudos preliminares com referências que vão fazer parte dessa criação.
A meditação que faço diariamente, me ajuda muito em estar consciente e focada no que estou fazendo no momento, sem que me distraia por outros assuntos. E nesse momento, quando sento para projetar, com uma boa música e em um ambiente agradável, ou até mesmo com fone de ouvidos em um lugar que não gostaria de estar, muitas lembranças de lugares e objetos surgem e inicio os meus croquis. E cada traço consciente vai trazendo novas memórias e a mente se expande. Pode até parecer desafiador no início, mas depois que entra no processo vai ver o quanto flui naturalmente.
Vale dizer que quanto mais repertório temos, melhores serão as referências da nossa memória. Então vá conhecer lugares e se interessar por pessoas e seus modos de viver, pois tudo vira inspiração. Encontre momentos no seu dia a dia para prestar atenção nos detalhes da natureza. Admire o projeto de algum profissional da área e fique imaginando como ele chegou naquele resultado! Conheça novos fornecedores, visite fábricas e converse com os designers e com quem executa as peças, aumente a cada dia sua biblioteca mental.
O universo é pleno e abundante e fazemos parte dele, por isso quanto mais conexão temos com suas formas, cores e texturas, mas criativos nos tornamos. Eu recomendo que faça um teste e se inspire pela vida que está a sua frente!
Pati Cillo (@paticillo_arquitetura)
Expert em tendências globais de arquitetura, sustentabilidade, design e tecnologia, acumula duas décadas de experiências em obras residenciais, comerciais e corporativas.