A revolução tecnológica que a tecnologia de impressões em 3D agrega à construção civil está causando resultados extraordinários e transformando o setor. Gestores de obras vem testemunhando a criação de estruturas complexas de maneira mais rápida, eficiente e econômica, que a proposta inovadora permite: uma quebra de paradigma a alguns modelos tradicionais de processos. Com tal tecnologia, da concepção a entrega do projeto ao cliente final, surgem oportunidades tangíveis de aumento da excelência na experiência do cliente.

A qualidade e a precisão da impressão 3D para uma obra

Os benefícios proporcionados pela impressão 3D na construção civil são vastos e abrangentes. Para um gestor de obras, as vantagens são significativas. A velocidade da construção é notavelmente amplificada. Componentes estruturais que antes exigiam semanas ou até meses para serem produzidos, podem agora ser impressos em questão de horas, encurtando consideravelmente os prazos de entrega do projeto.

Além disso, a precisão alcançada por este tipo de impressão é superior e a qualidade da entrega é notória. A tecnologia permite que os responsáveis pela obra alcancem uma boa consistência em todas as partes do projeto, minimizando erros e retrabalhos. Isso se traduz em uma melhoria substancial na qualidade final da obra, elevando a satisfação do cliente e fortalecendo a reputação da empresa perante o mercado.

A impressão 3D possibilita um projeto mais barato e mais bonito

A economia também é um fator crucial nesta equação. A impressão 3D reduz consideravelmente os desperdícios de material, uma vez que os objetos são criados camada por camada, possibilitando utilizar apenas o necessário. O processo não apenas contribui na redução do impacto ambiental, como na diminuição de custos operacionais, o que é altamente benéfico para a gestão financeira do projeto.

Outra vantagem é a liberdade de design oferecida pela impressão 3D. Arquitetos e engenheiros podem explorar formas e estruturas inovadoras que seriam inviáveis ou muito complexas de se produzir com métodos convencionais. O que possibilita que os projetos sejam personalizados para cada cliente e que sua experiência seja única.

Portanto, a tecnologia 3D revolucionou e segue surpreendendo o setor da construção civil e não pode mais ser ignorada por profissionais desse mercado.

Aqueles que abraçam o recurso têm a oportunidade não apenas de otimizar processos e melhorar resultados, mas moldar o futuro do setor oferecendo soluções inovadoras e se destacando no mercado.

Diogo Mourão

Diogo Mourão Arquiteto e Urbanista pela FAAP com pós-graduação em Gestão de Projetos pelo Mackenzie, é sócio-fundador da Conecta Reforma, startup focada em melhorar a experiência da reforma para quem precisa realizar grandes obras, e responsável pelas áreas de Arquitetura, Orçamentos e Operações da construtech.

Crescimento populacional gera déficit na construção civil de Camboriú

Artigo Anterior

ABRAINC: 6ª edição do Fórum Incorpora discutirá a evolução do setor e do País e a agenda 2024

Próximo Artigo

Separamos para você