Recentemente, muitos adultos e crianças se viram diante da realidade do home office. Como essa é uma tendência que veio para ficar, é de fundamental importância que se tenha um espaço da casa destinado para isso. Trabalhar ou estudar em espaços improvisados, como o sofá ou a mesa da cozinha não é adequado pois precisamos de espaços bem resolvidos para sermos mais produtivos. O adulto em home office e a criança precisam de uma estrutura bem planejada. Um espaço prático e criativo é essencial. 

E como organizar home office de forma eficiente? Tudo começa com um local adequado e funcional, que facilite ao máximo a execução das tarefas diárias. Separe um local específico para o seu trabalho ou estudo. Isso não significa construir um novo cômodo, mas separar um local que fique claro para as crianças e a família como um todo, que quando estiver ali, estará dedicado ao trabalho ou às aulas. Separe um local silencioso e confortável para que consiga focar e cumprir as demandas. Se for preciso mudar algum móvel de lugar, o recomendado é montar o escritório em um local que não seja a sala ou a cozinha, por exemplo, se o espaço permitir.

Considere espaços para guardar documentos, papéis ou então os livros de estudo, estojos e outros itens utilizados durante o trabalho ou aulas. Utilizar outros cômodos da residência para essa função pode prejudicar a sua produtividade e gerar desorganização.

Invista em um mobiliário funcional dentro do home office. Uma solução econômica é uma bancada fixa na parede, que ocupa pouco espaço e prateleiras podem ser colocadas acima dela. Com isso, você passa a ter tudo o que precisa ao alcance das mãos. Mas lembre-se de considerar as alturas corretas, e utilizar uma cadeira própria para essa atividade, criando assim um home office ergonômico.

Preze pela iluminação natural, se possível monte sua mesa próxima a uma janela, tornando assim o ambiente mais agradável e ao mesmo tempo dando uma sensação de contato com o mundo externo, diminuindo a sensação de isolamento. Além disso, você irá aproveitar mais a luz solar e a ventilação natural. Porém, não se esqueça da luz artificial, que será fundamental para a sua produtividade. 

Coloque objetos que remetam a sua personalidade. Algo que te dê uma sensação de bem-estar. Uma planta natural também é sempre bem-vinda. O home office é um dos locais que passamos boa parte do nosso tempo. Por isso, é essencial que o espaço seja o mais prazeroso possível.

Isabella Nalon (@isabellanalon)

À frente do Nalon Arquitetura, atuou como arquiteta na Prefeitura de Münster, na Alemanha. Acumula mais de 20 anos de experiência em projetos residenciais, comerciais e corporativos.

SKR expande fronteiras ampliando experiência de morador com Apepê

Artigo Anterior

Revisão da NBR 15575 traz referências para que os edifícios sejam mais eficientes

Próximo Artigo

Separamos para você