Ter um local para trabalhar e estudar em casa é o desejo de muitas pessoas, afinal, a ambientação do home office influi diretamente na produtividade. Porém, um dos empecilhos enfrentados pelos moradores é justamente a falta de espaço, já que o mercado imobiliário segue em alta com as plantas reduzidas.

Contudo, a ausência de espaço não é um fator limitante para a ausência do home office. Sou acostumada com o tema e sempre arrumo um espacinho para compor o cômodo em nossos projetos, mostrando que com criatividade e planejamento é possível conceber uma  área de trabalho funcional e gostosa.

O espaço destinado ao trabalho é indispensável, entretanto existem aspectos fundamentais para que ofereça conforto e praticidade. O home office é essencial e passou de uma condição improvisada, para um cômodo fixo da casa, tal qual dormitório, banheiro e cozinha.

Em casas ou apartamentos sem um cômodo específico para o home office podem ser redirecionados para uma proposta multifuncional. É o caso do dormitório, que por ser um cômodo com mais privacidade, facilita o foco no trabalho ou estudo. Combina com a ideia de receber um cantinho para trabalhar.

Partindo dessa premissa, já fiz um escritório nada convencional, porém pensado estrategicamente para que fosse prático, compacto e sem ser visto nos momentos de descanso. Inserido atrás da cabeceira da cama, o home office não invade os demais cômodos – a divisória vazada, executada em chapa de aço perfurado, bem como a porta de correr, tornam o quarto mais privativo na hora de dormir.

Também já consegui arrumar um espacinho no quarto de uma cliente para que ela pudesse fazer suas atividades. Dentro do armário, ela tem um cloffice para chamar de seu. Nada mais é do que um home office dentro do armário: ‘closet + office’. Ali, incluímos mesa, computador e armário com gavetas de uma forma compacta e funcional. 

Assim como os nossos clientes, eu também tenho um espaço para o home office. Mas ao invés de um cantinho na sala ou no quarto, fiz uma salinha destinada para o trabalho. Com 1,75 x 3,15m, foi possível encaixá-lo na área social do apartamento de 72m², onde a parede de drywall fez a separação com a sala de estar. A outra parede conta com bricks cerâmicos.  Mesmo compacto, não abre mão do conforto e praticidade no seu local de trabalho, onde além da bancada instalada na altura correta, adicionou uma poltrona para descansar, caixas para organizar amostras e outros itens, plantinhas e um lugar para papéis.

Júlia Guadix (@studioguadix)

A arquiteta possui dezenas de projetos de reforma realizados, trazendo em seu trabalho um estilo simples, acolhedor e atemporal utilizando elementos como madeira, tijolo, cimento queimado, plantas, tons neutros com pontos de cores para proporcionar conforto e modernidade aos seus clientes.

Marcenaria planejada da cozinha: cuidados imprescindíveis

Artigo Anterior

Construção abre 33,6 mil novos empregos em março

Próximo Artigo

Separamos para você