É fato que a casa ganhou um novo significado durante os últimos anos, mudando a perspectiva dos moradores. Ao invés de ser apenas um lugar para pousar e dormir, se transformou em um espaço onde as pessoas vivem em sua plenitude, exercendo todas as funções de um dia completo: descansam, trabalham, se alimentam, praticam exercícios e aproveitam os momentos de lazer e relaxamento. 

Sendo assim, torná-la mais aconchegante e funcional virou sonho de consumo. Com toda atenção voltada para o lar, o desejo de mudar a decoração, sem a intervenção por grandes reformas, ecoa e pode modificar completamente o astral de um ambiente. 

Porém, antes de sair por aí trocando tudo, é essencial fazer um planejamento. Com o comércio funcionando de forma online, as compras precisam ser mais estudadas e programadas – inclusive no aspecto financeiro.

Imbuída nessa missão, reuni algumas dicas sobre o tema pra vocês. Afinal, o importante é sentir-se bem na sua casa. O caminho é descobrir a decoração que o morador mais se identifica. 

Confira as mudanças possíveis em cada ambiente a seguir:

1. Cozinha cheia de alegria

O cômodo mais delicioso da casa deve combinar com a personalidade e o estilo de vida dos moradores. Sem mexer na estrutura, ‘brincar’ com os elementos e investir em quadros, gravuras e objetos é uma forma de transformar com alegria o ambiente. 

Frases motivacionais, palavras positivas e até uma lousa de recados ajudam a compor a superfície. Além disso, móveis coloridos, como o volante azul petróleo e as banquetas caramelo, deixaram o local ainda mais moderno. 

2. Sala do bem estar

A sala de estar, por ser o ambiente mais frequentado do imóvel, precisa acolher, refletir o modo de vida e jeito de ser dos moradores. Nesse momento, o ideal é rever o que existe ou aquilo que falta. Uma vez definido o que realmente se quer e gosta, é hora de buscar o que trará completude ou mesmo reposicionar móveis e objetos de maneira funcional para o dia-a-dia. 

3. Hora de relaxar

O dormitório, que nos recebe para os momentos de profundo relaxamento, também precisa de atenção! Depois de escolher minuciosamente os itens que serão descartados e aqueles que permanecerão, chegou o momento de redecorar. Costumo dizer para meus clientes que muitos objetos contam com o seu momento de vida. Devemos rever nossos objetos, alguns por não estarem mais em boas condições e outros por não responderem mais por nosso momento atual de vida. E isso está tudo bem! Mas nem tudo deve ser jogado fora, já que alguns têm história e podemos dar a eles um novo significado.

4. Mais uma dica

Mesmo com um passo a passo descomplicado, pode ainda aparecer dúvidas sobre as decisões a serem tomadas. Assim, a contratação de uma consultoria online dedica a atenção de um profissional que compreenderá os anseios do cliente e traduzirá em um projeto super bem orientado. 

Projeto 3D, encontros virtuais e uma relação com as sugestões de produtos a serem comprados fazem com que o morador se sinta confiante e coloque em prática – e no lugar – a renovação. Tudo para permitir que o morador possa realizar o sonho de redecorar um cantinho da casa, mesmo durante a quarentena, e possa ressignificar a sua relação com o lar.

Isabella Nalon (@isabellanalon)

À frente do Nalon Arquitetura, atuou como arquiteta na Prefeitura de Münster, na Alemanha. Acumula mais de 20 anos de experiência em projetos residenciais, comerciais e corporativos.

Dez melhorias nos prédios que revolucionaram a vida nos apartamentos

Artigo Anterior

Town Center: um novo olhar para espaços de consumo no Brasil

Próximo Artigo

Separamos para você