Mais de três mil pessoas participaram do PdCTalks 2022, evento realizado no WTC Golden Hall, nesta semana, em São Paulo. Foram 25 apresentações que abordaram temas como inovação, varejo e e-commerce, profissional do futuro, grandes obras e sustentabilidade.

A proposta desta quarta edição é contribuir para a transformação digital da construção civil brasileira, em uma jornada de conhecimento direcionada a engenheiros, arquitetos, designers de interiores, pedreiros, aplicadores, lojistas, vendedores e estudantes.

Além de grandes nomes do setor, o evento também teve a presença de palestrantes de outras áreas que falaram sobre o desenvolvimento do profissional do futuro, com superação e excelência, como o nadador Daniel Dias — maior medalhista paralímpico brasileiro, o técnico de vôlei Bernardinho e Rafael Kiso, fundador da mLabs, plataforma líder de gerenciamento de redes sociais do Brasil.

No palco “Grandes Obras e Sustentabilidade”, a Construtora Planeta apresentou o ousado e moderno projeto do Ícone Planeta com o tema: “Desafio de construir o mais alto edifício do interior do Brasil”, com a participação de Henrique Penteado Teixeira, Diretor de Incorporação da Construtora Planeta, Rodrigo Taneishi, Gerente Geral de Obras da empresa e Alexandre Daud, Diretor Associado do escritório Königsberger Vannucchi, responsável pelo projeto arquitetônico do Ícone Planeta.

Um vídeo sobre as primeiras etapas da construção foi exibido e mostrou a magnitude da obra desde a fundação, que tem dimensões impressionantes com um elemento único de 25m x 25m com 2,5 m de altura. Na ocasião da concretagem, a Planeta fez a maior operação deste tipo na região de Sorocaba. As imagens também mostraram a evolução da estrutura, que já está concluída, com seus 45 pavimentos e 141 m de altura.

O Diretor de Incorporação da Construtora Planeta, Henrique Penteado Teixeira, ressaltou que o Ícone Planeta é um projeto exclusivo, de alto padrão, e que não há similar no interior do Brasil. “Construir um edifício nestas dimensões é um grande desafio que exigiu muito planejamento, que contou com os melhores profissionais do Brasil para o projeto estrutural, arquitetônico e para a execução. Vamos deixar um grande legado de transformação urbana, expertise para grandes obras no Brasil e um impacto positivo para a economia”, afirma Teixeira.

Na sequência, o arquiteto Alexandre Daud, do escritório KönigsbergerVannucchi, de São Paulo, apresentou como surgiu a ideia de construir o Ícone Planeta e todas as inspirações reunidas para o projeto, baseadas na arquitetura de prédios de grande porte localizados em Nova York, nos Estados Unidos.

Daud detalhou toda a concepção das plantas dos apartamentos e destacou que um dos pontos fortes do projeto é uma solução arquitetônica adotada que garante iluminação natural elevada e ventilação cruzada, o que deixa o imóvel arejado, algo muito valorizado pelos consumidores.

Outra ideia foi transformar o Ícone em um verdadeiro ponto de referência até mesmo à noite, com luzes que transformarão a construção em um verdadeiro farol, que poderá ser visto a distância. “Além de projetarmos um edifício com esta marca tão grandiosa, de ser o mais alto do interior do Brasil, também pensamos em criar um prédio que agregue pontos positivos para a cidade e seja generoso para seu entorno. Por isso, o Ícone Planeta não terá muro na parte frontal, apenas um jardim embelezando sua entrada”, afirma Daud.

Ainda na apresentação no PdCTalks, o engenheiro Rodrigo Taneishi, Gerente de Obras da Construtora Planeta, explicou sobre os aspectos técnicos do empreendimento citando detalhes sobre a fundação, pilares e vigas. Ele explicou que o Ícone Planeta tem uma estrutura escalonada, composta por um núcleo central com três grandes pilares. “Ao longo da construção fomos aplicando novas soluções e medidas para ajudar na execução do trabalho, como, por exemplo, iniciar o acabamento da fachada quando chegamos ao 23° andar, ainda com a estrutura sendo construída. Optamos por usar uma argamassa especial para evitar fissuras nesta parte externa”, explica Taneishi.

O evento PdCTalks foi promovido pela startup Parceiro da Construção, lançada pela Saint-Gobain e ArcelorMittal.

O que levar em consideração para escolher a tinta de parede certa dos ambientes?

Artigo Anterior

Energia solar atinge 21 gigawatts e ultrapassa R$ 108,6 bilhões em investimentos no Brasil

Próximo Artigo

Separamos para você