A intensa rotina do cotidiano, com trânsito, compromissos profissionais e as demandas pessoais são fatores que contribuem para o cansaço físico e mental. E como recarregar as baterias, aliviar o estresse, diminuir a ansiedade e irritação? Seja na varanda, jardim ou sala de estar, é possível criar um espaço propício para relaxar e desconectar-se dos problemas.

Para dar o estilo “good vibes”, destaquei dicas simples que costuma trabalhar em seus projetos. O intuito final é proporcionar, por meio do décor, o ambiente perfeito para meditar, praticar yoga, ler, ouvir música ou simplesmente descansar.

Escolha o lugar ideal

Antes de tudo, é necessário eleger o ambiente. Sempre recomendo que o morador caminhe por sua casa e procure visualizar o espaço. É sempre importante que seja distante de barulhos, arejado e, se possível, com iluminação natural.

Iluminação

Seguindo a questão da luz natural, sugiro que o ambiente eleito esteja próximo a uma janela ou varanda. Mas caso não seja possível, ela indica a instalação de um dimmer. O recurso permite que a intensidade da luz seja controlada. Caso não seja possível, uma luminária de chão ou um abajur também podem ajudar a solucionar facilmente a questão.

Tons neutros

Para deixar o espaço sereno, as cores têm um papel fundamental. Para proporcionar aconchego e tranquilidade, a paleta mais indicada são as de tons pastel e as neutras. O verde, por exemplo, traz a sensação de equilíbrio e harmonia, e o azul, proporciona serenidade. Ambas as cores fazem uma ótima composição com o bege.

Móveis e objetos

Uma das únicas regras para um espaço zen é não enchê-lo de móveis e objetos. A premissa do menos é mais vale muito na hora de decorar. O ideal é que esse canto seja o mais confortável possível. Assim, sugerimos a escolha de alguns futons, um tapete ou até mesmo uma poltrona.

Verde que acalma!

Plantas ao redor é imprescindível, já que ajudam purificam o ar e renovam as energias do ambiente. Se além das plantas, for possível colocar uma fonte, o clima ficará ainda mais favorável à meditação, pois som da água corrente colabora para o relaxamento da mente e a sensação de paz.

Marina Carvalho (@marina.carvalho.arquiteta)

Arquiteta e designer de interiores com MBA pela FGV, atuou no Studio Arthur Casas. Toca escritório com seu nome.

Ângulos estratégicos democratizam a vista em torre de uso misto

Artigo Anterior

Concrete Show voltará ao presencial em agosto

Próximo Artigo

Separamos para você