Já parou pra pensar que tudo pode virar inspiração? Eu, às vezes, olho pra uma folha caída no chão enquanto vou a pé pro escritório e já imagino a cor dela em uma parede ou até mesmo a textura em um móvel, e assim acontecem em várias situações no meu dia a dia.

Pra quem está começando, digo que o importante é ter referências e viver antenado por aí! Ter referências significa seguir profissionais que te inspiram, ver como projetam, qual o resultado das obras que criam, as cores e formas usadas e a composição como um todo! Vale também visitar feiras, mostras de arquitetura e decoração, sempre prestando atenção nas tendências de mercado e analisando o que faz sentido pra você! O que realmente você gostaria de seguir e usar em seus projetos!

Outra opção é andar pelas ruas admirando vitrines, pessoas, lugares. Prestando atenção na ergonomia e circulação dos ambientes e das pessoas que utilizam o mesmo.

Gosto de ouvir música, viajar em lugares diferentes ou até mesmo revisitar locais que já passei pois mudamos nosso olhar a cada estação, não é mesmo? Pra mim também faz sentido ler bons livros e viajar neles e em seus personagens.

Andar por uma rua que nunca passou, ir para um bairro diferente, visitar cidades inéditas, tudo pode render inspiração e ir parar no projeto. Deixe a imaginação te levar para longe!

Pati Cillo (@paticillo_arquitetura)

Expert em tendências globais de arquitetura, sustentabilidade, design e tecnologia, acumula duas décadas de experiências em obras residenciais, comerciais e corporativas.

Box: cuidados essenciais

Artigo Anterior

Lavanderia: ainda precisamos dela?

Próximo Artigo

Separamos para você