A CSN Cimentos, em parceria com a Prefeitura de Caaporã e a Agro Industrial Tabu, lançou neste mês o projeto “Desenvolvendo OrganizAções”, que visa estruturar e fortalecer 30 organizações sem fins lucrativos das cidades paraibanas de Caaporã e Pitimbu. Desenvolvido com base na necessidade de organizar e regularizar ONGs na região, o programa oferecerá suporte abrangente para que as entidades selecionadas sejam devidamente legalizadas e possam atender a demandas da população de modo ainda mais eficente.

“Essa parceria é parte de um conjunto de ações que impulsionamos em prol do desenvolvimento socioeconômico das comunidades em que estamos presentes. Com o projeto ‘Desenvolvendo OrganizAções’, buscamos estruturar e empoderar as ONGs locais, para que os membros se tornem multiplicadores e agentes de transformação nesses municípios”, ressalta Tatiana Brasil Nogueira, Coordenadora de Responsabilidade Social da CSN Cimentos.

Em palestras, oficinas e cursos ministrados pela consultoria contratada, Avox Social, as instituições participantes receberão orientações fundamentais para otimizar seus processos, expandindo assim o alcance de suas atividades. Serão nove módulos, que incluem: capacitação em fortalecimento institucional; planejamento estratégico; gestão e operação; captação de recursos; contabilidade; elaboração de projetos; e legislação do terceiro setor e certificações. Durante as aulas, serão promovidos debates, discussões, análises de experiências práticas e estudos de caso.

“O Projeto ‘Desenvolvendo OrganizAções’ trará inúmeros benefícios para nossa comunidade, que ainda está construindo o entendimento da importância de se organizar de modo estruturado. Acreditamos que, com uma sociedade civil organizada e fortalecida, é possível construir um cenário com menos desigualdade social, uma sociedade mais justa e digna para cada cidadão”, destaca Fheylaine Ferrer, Secretária de Desenvolvimento Humano e Inclusão Social de Caaporã (PB).

Além disso, após o período de capacitação, algumas organizações selecionadas contarão ainda com mentoria jurídica e contábil por três meses. “Esses municípios necessitam de organização e engajamento da sociedade para se estruturarem e pensarem em seu próprio futuro. Daí, nosso projeto vem para apoiar esses grupos e o desenvolvimento socioeconômico da região”, explica Dorgival Neto, Coordenador de Sustentabilidade da fábrica de Caaporã da CSN Cimentos.

Já Marquiza Melo, Analista Especialista Assistência Social da Agro Industrial Tabu, enfatizou os impactos positivos que serão trazidos para as lideranças comunitárias: “Este projeto trará a oportunidade do reconhecimento, aprendizado e organização das lideranças comunitárias, fortalecendo as parcerias junto às empresas e aos órgãos públicos. Viabilizará, também, o atendimento às necessidades apontadas pela população local, estreitando o relacionamento das comunidades e empresas do entorno”, conclui a especialista.

Reforma tributária poderá estimular construção por steel frame no Brasil

Artigo Anterior

Estado de SP é líder na geração própria de energia solar no País e ultrapassa 3 gigawatts de potência instalada

Próximo Artigo

Separamos para você