Fotos: Julia Herman
Local de encontro entre familiares, seja para preparar ou para apreciar boas refeições, a cozinha é um dos ambientes que mais retrata a identidade dos moradores. Cores, revestimentos, gostos e referências que se traduzem no décor representam a energia do local e mostram a originalidade desse cômodo que é um dos protagonistas de qualquer residência. No entanto, para ser completa, a cozinha precisa ter muito mais que beleza: a personalidade dela também passa por sua funcionalidade e praticidade no dia a dia para os moradores.
Foi pensando dessa maneira que projetei essa cozinha que afaga o coração. O motivo da reforma da cozinha está na paixão do proprietário por preparar várias receitas. Assim, fizemos mudanças pontuais e essenciais para deixar a cozinha do jeito que a família queria. Com as alterações, o ambiente ganhou a aparência de uma tradicional cozinha brasileira, com muitas cores e revestimentos que transmitem a essência do Brasil.
No estilo corredor, medindo 5 x 2,5 m, a cozinha era estreita e comprida, mas Isabella soube aproveitar cada centímetro do cômodo. A arquiteta decidiu distribuir os eletrodomésticos de forma triangular, aproximando geladeira, bancada da pia e fogão, não precisando fazer um grande deslocamento para alcançar alimentos e utensílios, por exemplo. Outra solução encontrada para otimizar o espaço foi manter as bancadas e a inclusão de armários em alguns trechos. Com isso, o ambiente ganhou espaço dedicado ao café, torre com nicho para micro-ondas e outro para deixar os eletrodomésticos mais usados no dia a dia, dando mais usabilidade à cozinha.
Sem medo de aplicar as cores
Por mais que grande parte da cozinha seja composta por cores neutras, não tive medo de investir em tons mais fortes para trazer mais descontração ao local. Um dos móveis que se destacam, sem dúvida, é o aparador/mesa de copa realizado em laca amarela que contrasta com os revestimentos. Sobre ele, as louças, também coloridas, ajudam a deixar o cantinho ainda mais colorido. Já nas paredes, os quadros e desenhos feitos pelos próprios moradores, além de serem elementos decorativos, refletem os gostos e personalidade da família dando mais bossa ao espaço. Nós já tínhamos os armários na tonalidade marrom, então decidi por trabalhar um piso com base neutra, ainda com o marrom, dando uma sensação de ton sur ton. O contraste ficou por conta do aparador amarelo e o colorido das fotos, temperos e louças. Todos esses elementos dão alma para a cozinha criando um ambiente ainda mais gostoso.
Funcionalidade é essencial
Como os membros da família gostam de cozinhar e estão constantemente neste cômodo, foi necessário desenvolver soluções que trouxessem praticidade. Com rodízios, o aparador pode ser deslocado para onde a família preferir, podendo colocá-lo no local que mais fizer sentido naquele momento. Pensando na parte estrutural, Isabella resolveu abrir o vão entre a sala de jantar e a cozinha, conectando os ambientes. Na ligação com a sala de jantar, instalamos uma porta de correr, resolução que ficou ótima e não tirou espaço de nenhum ambiente.
Revestimentos que trazem aconchego
Os revestimentos dão suporte para que os elementos com tons vibrantes se destaquem. Além disso, remetem às cozinhas de outrora, propiciando uma sensação de aconchego aos moradores. As paredes, por exemplo, anteriormente revestidas com azulejos, foram amasseadas e receberam argamassa e, por fim, pintura. Na área do fogão, Isabella trabalhou com pastilhas de vidro que são o mesmo material do piso. No piso, a irregularidade e o brilho das pastilhas de vidro chamam atenção. Elas harmonizam com a marcenaria e faz com que a cozinha tenha uma decoração sóbria. As bancadas, que apoiam os temperos, louças e os utensílios de café, são de granito Itaúnas e foram polidas para um acabamento perfeito.
Iluminação
No quesito iluminação, o projeto de Isabella Nalon considerou a instalação de trilho com spot – perfeita por sua versatilidade, uma vez que as lâmpadas podem ser movimentadas com facilidade e adaptável às mais diversas situações do dia a dia. A luz natural também se faz presente. “Além de proporcionar bem-estar para os moradores e trazer vida para o ambiente, quando exploramos esse recurso contribuímos com a economia energética da casa”, conclui.
Isabella Nalon (@isabellanalon)
À frente do Nalon Arquitetura, atuou como arquiteta na Prefeitura de Münster, na Alemanha. Acumula mais de 20 anos de experiência em projetos residenciais, comerciais e corporativos.