O Construtivo se tornou distribuidor oficial do StreamBIM, tecnologia de streaming de dados, que fornece informações dos modelos em BIM (Modelagem de Informação da Construção) diretamente para o canteiro de obras. Com o anúncio, a empresa se destaca como a única autorizada a realizar a distribuição da plataforma no Brasil.

O StreamBIM insere todos os modelos 3D, documentos e desenhos de produção de obra dentro da plataforma, facilitando a visualização e o acompanhamento do projeto por meio de smartphones ou tablets, eliminando, assim, o uso de papel. A proposta do Construtivo também inclui o fornecimento de um monitor na forma de comodato para o uso da aplicação nos escritórios concentrados dentro das obras.

A solução permite que os usuários enviem informações instantaneamente do escritório para o canteiro de obras, proporcionando controle sobre modelos, documentos, checklists, issues, nuvem de pontos, planejamento, entre outros dados de projeto.

Um dos casos de uso mais famosos do StreamBIM foi realizado no projeto do Hospital Metropolitano de Oslo, na Noruega. Com a premissa de priorizar a inovação e a sustentabilidade, o foco era buscar soluções ecologicamente corretas e flexíveis tanto para a construção quanto na operação do edifício.

A adoção do Stream BIM simplificou o fluxo de trabalho substituindo o trabalho manual por uma solução digital. Com mais de 2 mil desenhos digitais sincronizados e acessíveis em dispositivos móveis, a solução transformou o canteiro de obras em um ambiente virtual sem papel, aumentando a eficiência e reduzindo o desperdício.

Além disso, o StreamBIM facilitou a integração do planejamento Last Planner System (LPS), da Engenharia Concorrente Integrada (ICE) e da Modelagem da Informação da Construção (BIM), permitindo à equipe a coleta e o compartilhamento de informações de forma eficiente.

Entre as funcionalidades do StreamBIM está a garantia do controle de segurança nas obras, por exemplo, que conta com o recurso “captura” na plataforma para que os  usuários possam comunicar qualquer desvio ou incidente no canteiro de obras. 

Todas essas informações ficam disponíveis pelo tempo necessário dentro do sistema. Essa função simplifica a criação de listas de verificação, oferecendo uma visão abrangente do progresso e resolução de problemas. Ao contrário das listas de verificação em papel, as checklists no StreamBIM são atualizadas em tempo real, proporcionando uma abordagem dinâmica para o gerenciamento de quaisquer desvios na construção.

Além disso, o StreamBIM transmite gigabytes de nuvens de pontos para qualquer dispositivo. Essa funcionalidade permite comparar o que foi projetado com a construção real “As Built”. Ou seja, com essa função, tanto o proprietário do edifício quanto o empreiteiro têm uma digitalização da construção real combinada com o BIM projetado para detectar quaisquer desvios na obra em tempo real, garantindo controle e segurança para o projeto.

Para o sócio-diretor do Construtivo, Marcus Granadeiro, o StreamBIM é uma ferramenta que inova  o mercado AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) numa proporção jamais vista no Brasil. “O StreamBIM oferece uma visão geral de todos os elementos de construção em apenas alguns cliques. Trazer essa solução para nosso portfólio reforça nosso compromisso em continuar fomentando a transformação digital do nosso setor”, finaliza Granadeiro.

Pronto-socorro metropolitano em OSLO

O projeto do hospital foi realizado com base em um modelo de ampla colaboração. No processo de licitação e contratação, a ênfase foi colocada na equipe, nas ferramentas, na experiência e na compreensão da tarefa. Além disso, o custo da implementação não fazia parte do planejamento, o que deu aos participantes a oportunidade de pensar novas formas e alternativas de trabalhar. Isso permitiu que o projeto fosse pensado fora da caixa, dando oportunidade para que os envolvidos na obra pudessem testar ferramentas inovadoras e modernas.

No projeto, foi concebida uma estrutura robusta para planeamento e implementação. Essa estrutura começou descobrindo o que o edifício iria resolver e o que a equipe do planejamento deveria entregar para atender às necessidades identificadas. Todo o trabalho foi construído sob três pilares, envolvendo o planeamento “Last Planner System” (LPS), a “Engenharia Concorrente Integrada” (ICE) com localização em “Big Room” e o BIM com uma plataforma de interação digital associada.

O StreamBIM tem mostrado sua utilidade, principalmente nos últimos pilares citados, pois o software permitiu que a equipe coletasse informações, que antes estavam dispersas em diversas ferramentas, e as reunisse em uma única plataforma.

Aprendizados do projeto

Processos de projeto tradicionais sem StreamBIM:

  • As reuniões do ICE são registradas no OneNote ou ferramenta similar.
  • Os “casos e questões” provenientes de controles interdisciplinares são tratados entre os sujeitos por e-mail com pouquíssima rastreabilidade e sem transparência, o que dificulta o acompanhamento do andamento do projeto.
  • O arquivo de “problemas” normalmente é atualizado uma vez por semana por meio da versão desktop do Solibri.
  • O e-mail é o “ponto de referência” para a maioria das soluções de problemas.
  • Os participantes do projeto têm muitas ferramentas diferentes para controlar e acompanhar a obra.
  • O projeto é baseado em desenhos físicos do local, sem o controle adequado e em tempo real de versões e revisões.

Processos de projeto com StreamBIM:

  • Os pontos ICE são armazenados como “casos ou problemas” continuamente em uma plataforma, rotulados com o nome do responsável, o prazo para retificação e com a localização precisa.
  • “Casos e questões” do controle interdisciplinar são adicionados ao fluxo de trabalho associado em uma determinada zona ou pacote e ficam visíveis para todas as partes interessadas, fazendo com que o controle dos problemas e erros seja feito com maior agilidade e facilidade pela equipe.
  • Os relatórios da fiscalização de colisão são acompanhados no StreamBIM, com prazos e funções para a realização da correção. A equipe pode filtrar facilmente suas próprias tarefas e responsabilidades.
  • O modelo é atualizado todos os dias e fica disponível para todos os envolvidos no projeto, em todos os dispositivos, a qualquer momento.
  • Criar um “caso” no StreamBIM é a solução ideal para todos os desafios, erros e deficiências, trazendo mais transparência e organização.
  • O StreamBIM é um centralizador de informações, disponibilizando desenhos, modelos e “casos” em uma mesma interface.

FEICON 2024: 5 tendências de sustentabilidade, da estrutura ao acabamento

Artigo Anterior

Casa Paulista é referência nacional em políticas habitacionais

Próximo Artigo

Separamos para você