Materiais como isolamento de fibras naturais e blocos de concreto celular, que devem ganhar espaço já em 2024, estarão expostas na FEICON 2024.

De acordo com o ranking mundial do Green Building Council Brasil (CBC), o Brasil está entre os 5 países que mais desenvolvem projetos de construção civil sustentáveis no mundo. Neste cenário, em que indústria e profissionais do setor têm aplicado soluções visando a redução dos impactos ambientais, Iza Valadão, embaixadora da FEICON, feira internacional do setor, aponta 5 tendências de materiais deste ano que poderão ser conhecidas no evento.

A especialista, PhD. em materiais e sustentabilidade, destaca que “à medida que avançamos em direção a um futuro mais sustentável, a indústria da construção civil emerge como um campo fértil para inovações ecológicas. A FEICON acredita que a capacitação de profissionais é essencial e por isso precisamos levar conteúdos acadêmicos e tendências dos materiais que estão moldando o caminho para uma construção mais verde e eficiente sem perder a qualidade da obra” .

Conheça os materiais que contribuirão para obras mais sustentáveis, da estrutura ao acabamento:

Vergalhão Verde
O vergalhão garante alta aderência ao concreto. É utilizado na indústria da construção civil para oferecer suporte para paredes, colunas e postes. Existem vergalhões produzidos de maneira mais sustentável, seja através da utilização de aço com baixa emissão de carbono, aço reciclado, revestimentos ecológicos ou por meio de práticas que otimizem seu uso. Essas abordagens reduzem o impacto ambiental associado ao aço utilizado em reforços de concreto, contribuindo significativamente para a sustentabilidade de projetos de construção.

Isolamento de Fibras Naturais
As fibras naturais, como o coco, o sisal e a juta, apresentam propriedades satisfatórias a muitas aplicações, além de leveza e fácil manuseamento. Nas obras, prefira materiais de isolamento feitos de fibras naturais, como lã de ovelha, fibra de coco, e celulose, que são biodegradáveis, recicláveis e têm baixa pegada de carbono.

Madeira Certificada
A madeira é um material antigo no setor. A utilização dela na construção civil pode desempenhar um papel fundamental na redução das emissões de carbono, promovendo práticas construtivas mais sustentáveis e resilientes ao clima. Porém como garantir que sua extração foi feita da forma certa? As madeiras certificadas são manejadas de forma sustentável e certificadas por organizações como o FSC (Forest Stewardship Council), promovendo a gestão responsável das florestas e reduzindo o desmatamento ilegal.

Blocos de Concreto Celular Autoclavado (CCA)
O bloco de concreto celular simplifica o desenvolvimento da obra. Ele oferece resistência, também não impõe dificuldades para a realização de cortes. Desse modo, use-o para construir estruturas que permitem a passagem de canos hidráulicos e de fios elétricos.Este material é leve e possui boas propriedades de isolamento térmico e acústico, sendo produzido com menos energia e emitindo menos CO2 do que o concreto tradicional.

Tintas e Revestimentos Ecológicos
A produção e o descarte tradicionais das tintas podem afetar negativamente o meio ambiente, desde o esgotamento de recursos e geração de resíduos até emissões químicas e descarte em aterros. Escolha tintas, vernizes e revestimentos sem COVs (compostos orgânicos voláteis) ou com baixo teor desses compostos, melhorando a qualidade do ar interior do ambiente, reduzindo os impactos ambientais e protegendo a saúde dos ocupantes.

Além dessas, outras tendências também estarão disponíveis no exemplo. A Rota da Tecnologia, por exemplo, tradicionalmente conhecida pelos visitantes, esse ano teve um aumento de quase 100% no número de inscritos, 30% no número de empresas aprovadas e 70% no número de produtos aprovados se comparado ao ano passado. 

Com arquitetura bioclimática, espaços de uso público e campus vertical, projeto da Universidade de Hotelaria de MARAEY conquista prêmio mundial International Property Awards

Artigo Anterior

Construtivo anuncia parceria com StreamBIM no Brasil

Próximo Artigo

Separamos para você