Hoje, deixo de lado os textos sobre cores pra falar de um assunto que muitos clients me perguntam: existe casa Segura para crianças? Vamos lá então!

Se tem uma coisa que toda criança possui é energia. Elas correm, pulam, sobem nos móveis, exploram cada cantinho da casa. Por isso, não é de surpreender que muitos acidentes aconteçam mesmo dentro do lar. Para evitar esse tipo de situação, aqui vão alguns cuidados essencias para tornar a casa segura para todos, inclusive para os pequenos:

Área de estar

Móveis de cantos arredondados são sempre os mais indicados, uma vez que quinas são perigosas, especialmente para bebês que estão aprendendo a andar. Eles devem estar posicionados sempre longe das janelas – que, por sua vez, precisam receber telas de segurança – e devem ser estáveis, sem rodízios. Para salas de televisão, o ideal é não utilizar uma mesma tomada para mais de um eletrônico. Os fios devem estar sempre enrolados, se possível ocultos atrás da mobília. Um cuidado especial com as cortinas também é importante: evite aquelas com puxadores, que podem causar acidentes graves, como enforcamento.

Cozinha

Apesar de muito amada pelos pequenos chefs, a cozinha é um ambiente perigoso para crianças desacompanhadas – facas, objetos pontiagudos e fogão podem causar muitos acidentes e determinados alimentos podem levar a intoxicação. Por isso, o principal cuidado esta no comportamento: nunca deixe os pequenos sem supervisão nesse tipo de ambiente. Na hora de cozinhar, lembre de virar os cabos de panela para o lado da parede, evitando que a criança tente puxa-lo. Objetos cortantes, fósforos e isqueiros devem ficar sempre em gavetas ou armários com travas, dificultando o acesso. Se a família possuir um bar ou coleção de bebidas, opte também por dispor em um móvel que possa ser trancado.

Banheiro

Muitos acidentes com crianças ocorrem, também, no banheiro. Por isso, deixe a porta de acesso fechada sempre que possível. No piso, priorize modelos antiderrapantes ou disponha tapetes que fazem esse papel, especialmente nas áreas molhadas. Por via de regra, deixe a tampa do vaso sanitário fechada e, se possível, com trava. Se no banheiro houver um cantinho para medicamentos e cosméticos, deixe em armários for a do alcance das crianças. Aparelhos elétricos, como secadores e chapinhas, devem sempre ser tirados da tomada depois do uso e guardados.

Quarto

Por fim, ao preparar o dormitório dos pequenos, lembre sempre fos móveis de canto arredondados – ou, então, cubra as quinas com protetores de silicone. Eles também podem ser fixados na parede – assim, não correm o risco de cair. Lembre de sempre ter a disposição organizadores e estantes, para guardar os brinquedos – objetos jogados no chão podem causar acidentes. Para a cama, escolha aquelas com proteção lateral, que podem ser tiradas quando a criança crescer.

Marina Carvalho (@marina.carvalho.arquiteta)

Arquiteta e designer de interiores com MBA pela FGV, atuou no Studio Arthur Casas. Toca escritório com seu nome.

Luminosidade e ventilação: como garantir a entrada de luz e a troca de ar entre a cozinha e a área de serviço

Artigo Anterior

Movimento Construção Saudável realiza exposição fotográfica

Próximo Artigo

Separamos para você