Hoje temos vários dispositivos que nos auxiliam na segurança de nossos familiares e amigos. Existem empresas especializadas neste tipo de tecnologia, que prestam suporte e monitoramento 24 horas por dia. Mas também é possível adquirir equipamentos que funcionam via Wi-fi, que são de fácil configuração e que podemos acompanhar por nossos smartphones. 

À exemplo, existem sensores de movimento Wi-fi com iluminação LED, que podemos instalar nos cômodos da residência. Quando existem crianças e/ou idosos que fiquem em casa sozinhos, esses sensores enviam uma comunicação aos smartphones cadastrados, informando data e horário do acesso a cada espaço, além de manter a área bem iluminada. Também é perfeitamente possível instalar conjuntamente um sensor de gás na cozinha, que pode comunicar no caso de deixar o registro do gás aberto, evitando acidentes mais graves.

Aproveitando a ideia de possíveis acidentes, há também o botão sem fio, que pode ser vinculado a automação residencial, e vem no formato de um colar, que pode ser utilizado no pescoço, no pulso, ou como o usuário se sentir mais à vontade. Esse dispositivo é muito eficiente para situações em que a pessoa se encontre impossibilitada de chegar até ao telefone, ou outro meio de pedir ajuda. Basta acionar o botão, que logo o responsável será acionado para prestar auxílio.

Além disso, existem também sensores para portas e janelas, que proporcionam um bom controle para acesso e saída, seja para idosos, crianças ou indivíduos não convidados.

E talvez o mais interessante, para certas situações, sejam as câmeras monitoradas, especialmente para quem tem bebês que ficam com parentes ou babás. Por meio delas, é possível acompanhar todos os movimentos da criança ao longo do dia e ainda se comunicar através do áudio integrado, possibilitando de alguma forma nos mantermos mais próximos da criança, e tudo isso apenas com o uso do smartphone.

Todas essas opções acima não precisam de nenhum tipo de obra para serem instaladas. E ainda sim, é perfeitamente viável integrá-las em um único sistema, com o auxílio dos assistentes virtuais que temos no mercado, muitos de meus clientes fazem uso desse tipo de solução, e é fácil orientar conforme as necessidades cotidianas da família. Além de ser possível fazer inúmeras adaptações como controle de iluminação, de equipamentos, tomadas, volume dos aparelhos eletrônicos, enfim, tudo o que sua família necessita.

Isabella Nalon (@isabellanalon)

À frente do Nalon Arquitetura, atuou como arquiteta na Prefeitura de Münster, na Alemanha. Acumula mais de 20 anos de experiência em projetos residenciais, comerciais e corporativos.

Grupo apresenta tendências no maior Congresso de Light Steel Frame da América Latina

Artigo Anterior

Dilema atual das cozinhas: integrada ou separada da área social?

Próximo Artigo

Separamos para você