Tudo o que já falamos em outras semanas sobre uma nova forma de trabalhar, de receber, acredito que deixe evidente o quanto que a casa tem de ser prática, tanto no sentido de manutenção como num facilitador da rotina da família.

A rotina do cuidado com a casa reflete muito sobre o nosso trabalho de especificação de materiais. Assim, a gente precisa pensar que o morador poderá contar com uma funcionária doméstica mensalista, uma diarista ou ele mesmo será o responsável por todas as tarefas do lar. Então, a escolha de revestimentos de limpeza descomplicada virou mandatória. Hoje, temos várias opções com camadas protetoras, que oferecem essa facilidade, e até tem propriedades antimicrobianas, por exemplo. Temos tecidos com efeito antiestático, que não deixam a poeira grudar e assim você pode só aspirar para tirar aquele pó, mandar lavar uma vez por ano e pronto!

Em painéis também conseguimos essas vantagens, em que basta um paninho e tudo está limpo rapidamente. Até mesmo os tapetes passaram por uma grande revolução tecnológica, em que os fios encapsulados não permitem grudar sujeira, poeira. Isso facilita muito a limpeza em casa. Temos à disposição também os sistemas de aspiração central, que, claro, precisa ser previsto no projeto e ainda é algo que tem maior custo e valor agregado. Temos que pensar nessas novas tecnologias não como luxo, mas como algo que chegou para organizar a vida, a nossa rotina.

Cristiane Schiavoni (@cristianeschiavoni)

Arquiteta pela FAUUSP, toca há duas décadas seu escritório com projetos de arquitetura, interiores e reformas marcados pela ousadia no uso de materiais e acabamentos inovadores e versáteis.

Construção civil aumenta investimento no litoral norte catarinense

Artigo Anterior

PIB das construtoras deve crescer 4% em 2022

Próximo Artigo

Separamos para você