Banhos em banheiras e ofurôs são realmente irresistíveis, pois nos proporcionam relaxamento, e alívio nas tensões musculares e articulares provocadas pelo stress do dia-a-dia. Para os idosos, inclusive, é indicado para a melhora de dores relacionadas por artrites e artroses, mas sempre antes é bom consultar um cardiologista para verificar de fato sua recomendação por conta da vasodilatação, que pode colocar em risco os hipertensos.

Além de beneficiar os adultos, os bebês e crianças a partir de 6 meses de vida, podem compartilhar um banho de banheira ou ofurô junto com os pais antes da hora de dormir, contribuindo para a qualidade de sono e o relaxamento da criança.

Saber que banheiras e ofurôs são extremamente relaxantes nós sabemos, mas afinal, qual a diferença entre eles?

As banheiras são indicadas para banho de higienização corporal, com espumas e sais de banho, e por essa característica sua água é trocada a cada uso. Ressaltando que elas são instaladas nas áreas internas da residência, geralmente nos banheiros, salas de banho e nos dormitórios.

Já os ofurôs são utilizados para banhos de imersão, onde o usuário se mantém na posição sentada e é imergido em água com óleos essenciais e ervas aromáticas até a altura dos ombros. Entretanto, o processo de higienização corporal deve se dar antes de entrar no ofurô, o que permite que a água do ofurô seja aproveitada para banhos futuros, diferentemente das banheiras que precisam descartar toda água a cada banho. Inclusive, os ofurôs podem ser instalados tanto nas áreas internas, como nas áreas externas de sua casa.

Por essa razão, na hora de escolher entre esses dois itens, eu costumo ter uma conversa com meus clientes esclarecendo esses pontos que demonstrei aqui, para que analisem as suas reais necessidades e desejos. 

Vale destacar que superada a fase de escolha entre uma e outro, quando a banheira ou ofurô for também destinada para uso de idosos e crianças, é importantíssimo se atentar para o revestimento que teremos ao seu redor, para evitar acidentes ao se retirar do banho, dou preferência aos com acabamento acetinado/natural ou antiderrapante. Sendo interessante, acrescentar barras de apoio para idosos.

Já para crianças, recomendo que a banheira seja compartilhada com os pais, caso ela tenha a própria suíte, aconselho ter apenas o chuveiro em um primeiro momento, por razão de no dia a dia ser mais difícil supervisionar as crianças em todos os espaços, é melhor que itens assim fiquem em locais mais visíveis ou com fácil controle de acesso, como por exemplo na suíte dos pais que pode ser fechada, impedindo que a criança entre sem supervisão.

Atentando-se a esses detalhes, ter uma banheira ou ofurô beneficia a todos, até amigos e familiares, pois as duas opções possuem vários tamanhos, apenas para uma pessoa, para duas pessoas para os mais românticos, como para até 12 pessoas. Contudo, irá depender do espaço disponível para instalação.

Inclusive, há modelos no mercado que não exigem grandes reformas para serem instaladas, o que deixou de ser um artigo complexo para se ter em casa, basta o acompanhamento de equipe especializada e um arquiteto e/ou engenheiro para verificar a viabilidade técnica do local de instalação.

Com todas essas informações já é possível refletir sobre a escolha e se imaginar tomando um banho bem relaxante, não é mesmo? Planeje-se, pois tanto no verão são escolhas maravilhosas para se refrescar, como no inverno para se aquecer. É um item para se beneficiar o ano todo, se mantendo relaxado, compartilhando momentos e ainda ficar com a pele linda!

Isabella Nalon (@isabellanalon)

À frente do Nalon Arquitetura, atuou como arquiteta na Prefeitura de Münster, na Alemanha. Acumula mais de 20 anos de experiência em projetos residenciais, comerciais e corporativos.

Pratos na parede: toque de cor personalidade nos ambientes

Artigo Anterior

Feira de Milão: visita mais que especial

Próximo Artigo

Separamos para você