Por ser uma cor versátil, que eu, particularmente amo, o azul vai bem em qualquer estilo de decoração e em vários ambientes, se tornando uma das escolhas preferidas dos moradores, pois transmite tranquilidade e segurança. Suas variações em tons mais claros e escuros abrem um leque de alternativas na hora de compor os espaços, numa nuance mais clara ele deixa os ambientes leves e calmos, já uma tonalidade mais escura traz formalidade e sobriedade para os projetos. 

Podemos combinar o azul com outras cores sem que ele perca o protagonismo do local. O mais tradicional é a combinação com o branco, uma das primeiras cores que vem à nossa mente quando pensamos num resultado harmônico. O cinza pode trazer um ar de modernidade se combinarmos com o azul e, por ser mais neutro, dá destaque para móveis e objetos azulados. Também é possível fazer combinações mais ousadas com cores quentes, caso do vermelho.

A combinação do azul com o mobiliário é outro ponto importante que precisa ser avaliado. Peças com design clássico ou de madeira com acabamentos claros são boas opções para harmonizar com o interior de casas e apartamentos. Quem tem medo de ousar pode recorrer ao azul apenas em objetos, como vasos e quadros, ou móveis menores, como mesinha lateral, pufe e etc. Vale adotar tonalidades diferentes da cor em itens decorativos, como mantas e almofadas, além de poder brincar com diferentes estampas, como listras, florais, círculos e até mesmo elementos geométricos

Independentemente do tom, uma dica é usar a luminosidade ao nosso favor. Em lugares que dispõem de pouca luz natural, o azul mais claro ajuda a deixar o ambiente leve, trazendo a sensação de bem-estar, ao contrário dos tons mais escuros que, adotado em muitos itens ou peças maiores, que podem fazer com que o local fique visualmente carregado. A única restrição dessa cor seria apenas de não usar em excesso para não cansar visualmente, mas ela pode estar em diferentes situações. Apesar de ser uma cor fria, o azul é uma das mais usadas, atualmente, por trazer esse efeito calmante trazendo sensações positivas. Geralmente, os moradores que aderem ao azul são pessoas criativas e querem sair do lugar comum.

Marina Carvalho (@marina.carvalho.arquiteta)

Arquiteta e designer de interiores com MBA pela FGV, atuou no Studio Arthur Casas. Toca escritório com seu nome.

Vendas de médio e alto padrão retomam crescimento

Artigo Anterior

2ª Edição da Rodada de Inovação Epson e FESPA Brasil destaca avanço da impressão digital

Próximo Artigo

Separamos para você