Neste mês, o Museu da Energia de São Paulo completa 17 anos de atividade, e, para comemorar, oferece atrações especiais à população, como a oficina “A Energia dos Foguetes!”, no dia 18, e a visita temática “Dia do Imigrante”, no dia 25.

As atividades são gratuitas e realizadas nas dependências da instituição, um palacete no bairro de Campos Elíseos que já foi residência de Henrique Santos Dumont, irmão mais velho do aviador Alberto Santos Dumont, além de ter sido sede do Colégio Stafford e da Sociedade Pestalozzi. Hoje, o local sedia exposições, atividades educativas e visitas temáticas que permeiam a história de São Paulo e da energia elétrica no estado, com apoio da Fundação Energia e Saneamento.

“São 17 anos de uma linda história sobre São Paulo, apresentando um rico acervo de interesse público que mostra a evolução dos sistemas de energia há um século e meio. É uma evolução que está diretamente relacionada às mudanças econômicas e sociais da população. Um passeio imperdível pelos caminhos do nosso desenvolvimento”, afirmou a diretora executiva da Fundação Energia e Saneamento, Rita Martins.

Oficina “A Energia dos Foguetes!”

A atividade educativa, que será realizada no dia 18 a partir das 10h30, incluirá prática e explicações sobre o funcionamento da propulsão de foguetes, leis de Newton e energia. Os visitantes construirão pequenos foguetes de cartolina (para crianças de até 10 anos) ou de garrafas pet (a partir de 11 anos). Após a confecção desses mecanismos simples, será feito o lançamento com pressão, através de água e ar comprimido, na área externa do museu.

Visita temática “Dia do Imigrante”

Essa atividade inclui explicações de educadores e exposição com fotos e elementos históricos para abordar os processos de imigração no Brasil, que estão diretamente relacionados ao crescimento e à urbanização da cidade de São Paulo.

A mostra aborda desde o início desse processo, que incluiu tráfico de pessoas escravizadas e incentivo a colonos de diversos países, até os fluxos imigratórios contemporâneos. Além de celebrar o mês de aniversário do MESP, a atividade celebra o Dia do Imigrante, comemorado em 26 de junho.

Serviço

Para mais informações sobre as atividades, acesse www.energiaesaneamento.org.br/.

Por que reciclar o vidro?

Artigo Anterior

Congresso Internacional de Shopping Centers e Exposhopping

Próximo Artigo

Separamos para você