Como uma iniciativa de levar a arte e a arquitetura para o público, a Mos proporciona passeio por importante bairro paulista. Texto e foto: divulgação

A arte, quando integrada à experiência cotidiana, inspira novas formas de olhar para o mundo, é nisso que acredita a MOS. E para que esse propósito vá além da entrega dos edifícios que projeta, a empresa atua três frentes distintas: o comissionamento de artistas, o apoio a instituições e eventos de arte e arquitetura e a promoção de passeios que unem os dois saberes. Esta última recebe o nome de MOS CONVIDA, programa cultural que promove a aproximação do público aos universos da arte, da arquitetura e do urbanismo. 

Dentro dessa perspectiva, a empresa realiza no próximo dia 02 de setembro, o MOS CONVIDA: Circuito arte e arquitetura a pé pela Barra Funda, um passeio pelo bairro industrial que se converteu em hub cultural e gastronômico, e reúne galerias, ateliês de artistas e designers, museus, teatros e gastronomia diversificada.

Localizada na Zona Oeste de São Paulo, a Barra Funda nasceu ao redor da linha do trem e reúne uma rica mistura arquitetônica composta por construções do final do século XIX — com fachadas repletas de adornos de alvenaria —, estruturas industriais e modernos edifícios residenciais, que ganham cada vez mais espaço ao redor do serviço de transporte público. 

Guiado pela consultora de arte da MOS, Cris Candeloro, o tour terá início no café Mug.sp, que ocupa um casarão construído em 1909 na rua Barão de Tatuí. De lá, o grupo segue para a Galeria Quadra, onde poderá conferir as exposições “Morada, alimento e autoteoria”, de Carla Santana, e “Pronúncia dos gestos”, de Astrid González, ambas com curadoria de Camilla Rocha Campos. 

O próximo destino do grupo, que desvendará as particularidades do bairro ao caminhar por suas ruas mais conhecidas acompanhado pela professora, arquiteta e urbanista Rita Canutti, é o espaço CAMA São Paulo, que reabre em novo endereço nesse dia e reúne importantes galerias em um só lugar. O roteiro termina na Mendes Wood DM, na abertura da exposição coletiva “Linhas Tortas”, que tem curadoria de Diana Campbell.

Roteiro 

10h30 – Ponto de encontro: Mug.sp 

11h – Galeria Quadra: “Morada, alimento e autoteoria”, de Carla Santana; e “Pronúncia dos gestos”, de artista Astrid González.

12h – Galeria HOA: “No meio do peito um buraco fundo, o mais fundo da cachoeira, onde a luz não vem de fora”, de Laís Amaral.

13h – Espaço CAMA São Paulo

14h – Mendes Wood DM: exposição coletiva “Linhas Tortas”. 

Serviço

MOS CONVIDA: Circuito arte e arquitetura a pé pela Barra Funda

Data: 02 de setembro de 2023 (sábado);

Horário: das 10h30 às 14h30;

Local: Barra Funda e Santa Cecília;

Ponto de Encontro: Mug.sp – Rua Barão de Tatuí, 361. Às 10h30;

Inscrições gratuitas: www.sympla.com.br/evento/mos-convida-circuito-arte-e-arquitetura-a-pe-pela-barra-funda/2129155

Observação: vagas limitadas

ABRAINC: 6ª edição do Fórum Incorpora discutirá a evolução do setor e do País e a agenda 2024

Artigo Anterior

Abravidro e Abividro lançam plataforma EAD com conteúdo técnico sobre o trabalho com vidro

Próximo Artigo

Separamos para você