Com o Natal e o Ano Novo chegando, as pessoas começam a se organizar para uma época repleta de encontros e preparativos. Só que, além de cuidar dos detalhes das festas, o período é propício para uma manutenção geral na casa – em busca de evitar dores de cabeça e receber bem a família e os amigos com conforto. É como se fosse um check-up médico. Fazemos o acompanhamento para descobrir qualquer problema de saúde com antecedência. Na casa, o raciocínio é parecido: quanto antes constatarmos algum problema, mas fácil de encontrar uma solução e menos prejuízo financeiro.

Algumas dessas manutenções incluem retoques na pintura, troca de lâmpadas queimadas e limpeza de ralos – que são as intervenções direcionadas à estética e ao visual da casa. No entanto, é fundamental se atentar ao que não fica visível, como as conexões de hidráulica, que precisam ser apertadas anualmente. Você sabia disso? A falha em conferir os sifões e flexíveis das torneiras pode levar a problemas sérios, incluindo vazamentos e o estufamento da marcenaria dos gabinetes.

Outro item são os dutos dos aquecedores a gás. Com o passar do tempo e o seu envelhecimento, é possível surgirem rompimentos ou furos, formados ao longo da superfície, fazendo com que ocorra vazamento de dióxido de carbono, nocivo à saúde. Por isso, uma revisão anual, feita por especialistas, precisa fazer parte do checklist de manutenção da casa.

Elétrica e hidráulica

A atenção com essas questões precisa ser redobrada, pois representa riscos reais à integridade dos moradores e até dos vizinhos. Uma fiação mal executada, que entra em curto, pode levar a um incêndio. Por isso, necessita-se de um profissional qualificado para passar os cabos, trocar disjuntores, instalar tomadas e, sobretudo, dimensionar o consumo de energia para executar um cabeamento adequado. Já para a revisão hidráulica, anote o checklist: pontos de torneira, sifão, vasos sanitários e a calafetação do box. Às vezes, nesses exames minuciosos, nota-se um fio de água que poderia passar despercebido na correria do dia a dia. 

A dica é concentrar os esforços no banheiro e verificar se há vazamentos, especialmente embaixo da pia ou para fora do box. Também vale notar se os ralos estão entupidos e o estado da vedação entre o vaso sanitário e o chão – vazamento e mau cheiro são sinais ruins.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-05-13-at-20.44.05-150x150.jpeg

Bruno Moraes (@brunomoraesarquitetura)

Arquiteto pela Belas Artes, pós-graduado pela FAU-Mackenzie, especialista em gestão e execução de obras. Atuou no escritório de Siegbert Zanettini e foi o arquiteto do Programa Eliana, do SBT.

ABSOLAR anuncia primeira empresa certificada em seu programa de qualidade

Artigo Anterior

Primeira construção totalmente certificada com selo BREEAM no Brasil

Próximo Artigo

Separamos para você