Todos os locais, sejam eles públicos ou privados, transmitem sensações que podem nos agradar ou desagradar. Nem sempre percebemos a iluminação, os odores, as texturas, e às vezes só temos a sensação de que queremos ficar mais ali ou ir embora rapidamente, concorda?

Se estivermos conscientes podemos perceber como foi concebido o projeto, as cores usadas e o que elas transmitem: o som, a iluminação, os odores e outros sentidos. Pode parecer tranquilo, até óbvio para alguns, mas podem ter certeza que essa arquitetura sensorial é assunto de muito estudo entre arquitetos e designers. 

Definimos cuidadosamente todos os detalhes para que esse projeto mexa com o maior número de sentidos das pessoas que ali transitam, pois, um projeto tem que ir além da técnica e da estética. Um bom projeto engloba todos os sentidos e te leva para lugares únicos. 

Acredito que cada vez mais as pessoas estão buscando a reconexão com elas mesmas e estar em ambientes agradáveis a todos os sentidos, ajuda com que essa conexão seja leve e verdadeira. Busque entender pessoas, ouvir cada vez mais o som das cidades trazendo aos seus projetos o conforto necessário para cada morada ou então para ambientes de trabalho cada vez mais humanos.

Já parou pra pensar na arquitetura das lojas, as cores utilizadas nas marcas, os odores quando entramos em um determinado local, a iluminação de um museu, as texturas dos pisos que, às vezes, nos fazem andar em outra velocidade pra perceber mais os espaços ou te direciona diretamente para onde querem… um produto, um objeto, uma vista?

O que te faz voltar a um hotel? Os lençóis macios? O café da manhã bem servido? A vista das janelas ou até mesmo o toque das toalhas de banho? Tudo isso é arquitetura sensorial! E também vale para residências, trazendo conforto e bem-estar aos moradores e aos seus hóspedes. Essas sensações despertam a memória afetiva e trazem diversos benefícios.

Pati Cillo (@paticillo_arquitetura)

Expert em tendências globais de arquitetura, sustentabilidade, design e tecnologia, acumula duas décadas de experiências em obras residenciais, comerciais e corporativas.

O futuro da comunicação

Artigo Anterior

Cooktop de indução vs. a gás

Próximo Artigo

Separamos para você