Biofilia significa “Amor à vida”, e no caso da arquitetura falamos da conexão do ser humano e o mundo natural, o uso de elementos da natureza em ambientes construídos. Que maravilhoso saber que cada vez mais as pessoas buscam essa conexão nos espaços. Eu mesma acredito que não precisamos sair de casa para buscar a tranquilidade e o frescor da natureza. Lógico que conhecer lugares novos e cheios de vida é incrível, mas a dica é ter o nosso lar ou nosso espaço de trabalho com essa conexão, pois é nele que passamos a maior parte do nosso tempo.

A arquitetura biofílica traz conexão com a natureza e de alguma forma melhora nossa saúde e bem-estar. A base dos projetos é pensada com sustentabilidade de diversas maneiras como plantação de hortas, jardins verticais, reaproveitamento de água de chuva, uso de energia solar, biodigestor, ventilação natural, entre outras.

Se cada ser humano, se preocupar um pouquinho em conhecer um tanto mais desse assunto, tenho certeza que teremos um mundo melhor, com mais conforto e saúde. Temos muito a aprender com a natureza, traduzindo a geometria sagrada, agregando a biofilia aos projetos e tornando as construções mais sustentáveis e conectadas com o meio ambiente.

Comece buscando materiais que não agridem a atmosfera, materiais que foram reaproveitados ou poderão ser reutilizados no futuro. Tenha consumo consciente e abuse da arquitetura afetiva com muito verde!

Pati Cillo (@paticillo_arquitetura)

Expert em tendências globais de arquitetura, sustentabilidade, design e tecnologia, acumula duas décadas de experiências em obras residenciais, comerciais e corporativas.

FEICON 2022 registra recordes e aquece negócios na construção civil

Artigo Anterior

Semana Arte & Design abre com roda de conversa sobre sustentabilidade

Próximo Artigo

Separamos para você