Morar num espaço temporário não significa que precisamos viver num espaço que não tem a nossa cara. Vale, e muito, apostar em soluções que deixe as áreas personalizadas, práticas e lindas.
Para isso, listei uma série de recursos de decoração que não deixa nada a desejar para o quebra-quebra quando o assunto é transformação.
– Pisos vinilicos: tem rápida instalação porque podem ser colados sobre o piso antigo. Além disso, o valor de investimento é relativamente baixo
– Pintura: tem o poder renovar a morada de maneira rápida e fácil
– Iluminação: de embutir, com spots, ou usando trilho, é poderosa e prática
– Mobiliário: a dica é investir em móveis “soltos” ao em vez de planejados. Assim, dá para transportar na mudança e adaptar mais facilmente ao novo lar.
– Tapetes e quadros: disponíveis em uma infinidade de estilos, preços e tamanhos são certeiros para renovar a morada.
Nesse assunto, duas perguntas são muito comuns entre as pessoas:
Quais tipos de móveis são mais apropriados considerando a mobilidade da pessoa – caso se mude, possa levar junto? Sobre os revestimentos, quais alternativas são práticas ao lidar com azulejos antigos, piso, etc.?
Cor: sempre informar o proprietário para ver se ele tá de acordo, o cimento queimado agrada a todos. Coisas mais coloridas dependem de acordo. Textura é mais difícil de reverter, cor e no máximo cimento queimado também. É possível dividir as despesas. Vai muito do acordo com o proprietário.
Quais melhorias o locatário pode fazer no projeto de decoração que podem resultar num desconto do aluguel?
Manutenção, ar condicionado, manutenção de elétrica, cortina.
Marina Carvalho (@marina.carvalho.arquiteta)
Arquiteta e designer de interiores com MBA pela FGV, atuou no Studio Arthur Casas. Toca escritório com seu nome.