Especialmente para quem está pensando em realizar uma reforma rápida e de baixo custo, hoje trarei algumas ideias motivadoras. Meu intuito é mostrar que tudo é possível com criatividade e força de vontade. Para quem ainda não sabe, eu também sou arquiteto de projetos especiais no Programa Eliana, do SBT. Não é novidade para ninguém que toda atividade realizada para a TV possui um prazo apertado. Portanto, imagine então realizar obras que envolvem sonhos de telespectadores da atração? Assim, para ilustrar como é possível realizar uma reforma dinâmica e com qualidade, vou contar um pouco de minha experiência para vocês.
Excesso de informação
Se engana quem pensa que é preciso gastar muito de dinheiro para dar aquela repaginada em casa. O ditado “Menos é mais” faz todo sentido para o exemplo que eu vou citar. No meu último projeto para o programa, que acabou de ser exibido, realizei a reforma de um salão de beleza em apenas 3 dias (importante dizer que essas dicas valem tanto para residências, quanto comércios, ou onde mais você tenha vontade de mudar).
Chegando ao local percebi que o ambiente tinha muita informação, o que deveria gerar um certo desconforto para quem ficasse muito tempo ali. Paredes e acessórios muito coloridos, mistura de tintas e texturas diferentes, grande quantidade de objetos empilhados, distribuição incorreta entre os espaços do estabelecimento, móveis que não combinavam com a decoração etc.
Dessa maneira, boa parte de nosso trabalho, além da reforma propriamente dita, foi também de organizar o espaço com o objetivo de deixá-lo mais harmônico. Ou seja, não é preciso investir em móveis, revestimentos e objetos de decoração caros para isso, apenas é necessário ter um padrão em mente, para que todos os elementos se conversem corretamente.
Divisões corretas
Como o estabelecimento que reformamos realiza atividades de estética, manicure e depilação, além da venda de roupas, um dos pontos fortes foi redistribuir melhor cada um dos espaços, de forma que ficassem mais funcionais e, ao mesmo tempo, também garantissem mais privacidade em cada uma das atividades. Aqui, temos o exemplo do salão, mas isso serve para qualquer tipo de imóvel, ou seja, é preciso delimitar espaços e funções para que a rotina fique mais leve e prática. Outra boa ideia é utilizar móveis multiuso, assim você pode mudá-lo de ambiente de acordo com a necessidade.
Nova vida aos móveis e objetos
Você não precisa necessariamente comprar tudo para realizar uma reforma. Uma saída muito interessante é pintar ou consertar os itens antigos, de forma que eles pareçam novos mais uma vez e combinem com a ambientação do imóvel. Para se ter uma ideia, em toda ação para o programa de TV, é necessário seguir um orçamento estipulado, de forma a mostrar aos telespectadores que é possível fazer mudanças de forma simples, sem gastar muito. No caso dessa obra, nós reaproveitamos os nichos e alguns móveis em madeira e, após a pintura, eles pareciam outros. Outra dica para mudar o astral é apostar em acessórios elegantes como quadros, porta-retratos, adereços, luminárias, vasos com plantas, almofadas, tecidos e mantas, mas sempre mantendo um estilo específico – seja clássico, moderno, retrô etc.
Iluminação
Não é novidade para ninguém que a iluminação muda completamente a atmosfera de um ambiente. E o que dizer então quando a escolha da lâmpada correta vai interferir diretamente no seu trabalho? No caso do salão, foi preciso ir buscar modelos com o índice de reprodução de cor (IRC) próximo de 100. Essa característica garante que as cores não irão sofrer nenhum tipo de mudança de acordo com a luz do local. Portanto, isso é essencial para quem está pintando o cabelo ou a unha de sua cliente.
Para se ter uma ideia, os IRCs acima de 80 já apresentam boa fidelidade de cores, mas para quem trabalha com estética, quanto mais próximo da qualidade total, é melhor. A mesma dica pode ser utilizada em casa, para quem tem um espaço para fazer a maquiagem ou a barba, pois a iluminação pode contribuir com os melhores resultados das atividades diárias.
Parte elétrica
Um aspecto que requer muita atenção em todo tipo de obra – seja residencial ou comercial – diz respeito às instalações elétricas. E, no caso dessa reforma que estou abordando, não poderia ter sido diferente, afinal trata-se de um aspecto essencial para a segurança de todos e a prevenção de acidentes.
Ao chegar no local havia uma verdadeira bagunça de cabos e fios, no chão e nas paredes, portanto houve uma revisão geral de tudo. Além disso, também foram trocados todos os acabamentos de tomadas e interruptores de luzes, para tornar a decoração mais clean. Por isso, antes de qualquer obra, aconselho você – morador ou profissional – a ficar de olho. Afinal, a tranquilidade é o mais importante!
Reforma da TV
Os exemplos citados acima servem para ilustrar que a reforma não é pautada somente no seu orçamento. Gastos existem, é claro, mas a determinação para deixar um espaço mais confortável é muito mais importante. Dessa forma, é possível buscar alternativas mais baratas, ter a ajuda de amigos e parentes, pesquisar em diferentes fornecedores e, claro aprender sempre sobre o assunto. A partir de pequenas ações, você pode reformar cômodo a cômodo do seu lar, do seu salão, do seu escritório, ou qualquer outro cantinho. O belo não precisa estar somente na televisão, mas pode e deve também estar no conforto da sua casa ou trabalho.
Bruno Moraes (@brunomoraesarquitetura)
Arquiteto pela Belas Artes, pós-graduado pela FAU-Mackenzie, especialista em gestão e execução de obras. Atuou no escritório de Siegbert Zanettini e foi o arquiteto do Programa Eliana, do SBT.