Vivemos em constante transformação e, é claro que, a arquitetura e a decoração acompanham todas essas mudanças. A cada dia aprendemos algo novo e deixamos para trás o que não faz mais sentido. Por isso, é tão importante nos atualizarmos não somente durante a universidade como também após o término dos estudos. Na verdade, costumo dizer que a gente não para de estudar nunca!
Podemos dizer que tanto na arquitetura como na decoração estamos num momento em que a preocupação com sustentabilidade, limpeza e praticidade está cada vez mais em alta. Hoje, é inconcebível projetar sem pensar no meio ambiente, especialmente nos descartes que fazemos em cada obra e também nos materiais que especificamos.
Há procura por projetos com revestimentos de fácil manutenção, pensando que os próprios moradores vão fazer a higienização dos ambientes na maior parte do tempo. Por esse motivo, temos hoje muita procura pela arquitetura bela e prática.
Temos que refletir ainda na casa saudável propondo soluções de, por exemplo, como deixar um banco na entrada da residência para tirar os sapatos, além de um espaço para guardar os sapatos antes de entrar em casa. Virando pedidos constantes dos clientes para essa moradia dos novos tempos, nós, arquitetos, precisamos estar preparados.
Sempre que possível projetar vãos que tragam ventilação cruzada e boa iluminação natural, requisitos que vão reduzir o uso de ar condicionado e luminárias, por exemplo.
Outro ponto a ser pensado é a criação de espaços para home office, locais com privacidade, conforto no mobiliário e na iluminação. O lugar de trabalho em casa deixou de ser improvisado, exigindo agora tudo muito, muito, muito ergonômico.
E vamos nos preparar para os novos tempos!
Pati Cillo (@paticillo_arquitetura)
Expert em tendências globais de arquitetura, sustentabilidade, design e tecnologia, acumula duas décadas de experiências em obras residenciais, comerciais e corporativas.