Foi-se o tempo em que comprar um imóvel era incontestavelmente melhor do que alugar. Para além da crise financeira pela qual passa o país, o intenso movimento nas imobiliárias é explicado por vantagens que ultrapassam a questão econômica, entre elas está a praticidade: que vai desde a liberdade de mudar de moradia com tranquilidade ao fato de não ser preciso se preocupar com burocracias que só conhece quem é proprietário.
Um dos argumentos que pesa contra a locação é a barreira que os moradores encontram para personalizar os espaços. É mais fácil negociar reformas com o proprietário do imóvel quando o contrato é feito sem o intermédio de uma imobiliária, mas a maioria das pessoas enfrentam regras contratuais bastante inflexíveis.
Para atender as necessidades deste grupo, listei uma série de recursos de decoração que não deixa nada a desejar para o quebra-quebra quando o assunto é transformação.

  • Pisos vinilicos: tem rápida instalação porque podem ser colados sobre o piso antigo. Além disso, o valor de investimento é relativamente baixo
  • Pintura: tem o poder renovar a morada de maneira rápida e fácil
  • Iluminação: de embutir, com spots, ou usando trilho, é poderosa e prática
  • Mobiliário: a dica é investir em móveis “soltos” ao em vez de planejados. Assim, dá para transportar na mudança e adaptar mais facilmente ao novo lar.
  • Tapetes e quadros: disponíveis em uma infinidade de estilos, preços e tamanhos são certeiros para renovar a morada.

Marina Carvalho (@marina.carvalho.arquiteta)

Arquiteta e designer de interiores com MBA pela FGV, atuou no Studio Arthur Casas. Toca escritório com seu nome.

Logística reversa contribui para crescimento sustentável da construção civil

Artigo Anterior

Madeira de demolição: material universal

Próximo Artigo

Separamos para você