Não é a primeira vez que falo das mulheres na arquitetura, mas posso dizer que neste momento escrevo de uma maneira especial, livre, empoderada por estar em um retiro ao lado de mulheres em um local totalmente acolhedor a essa energia feminina junto a natureza. Benefícios que os novos tempos nos trazem.
Podem acreditar, eu já dei mais valor ao homem nas obras, acreditando que fossem mais práticos e objetivos em suas decisões. E, realmente eles têm essa praticidade e agilidade muitas vezes, mas nós mulheres temos tudo isso e muito mais. Conseguimos com muita eficiência lidar com diversas situações no nosso dia a dia com leveza, olhando os detalhes e tendo bondade amorosa com as pessoas e situações.
O olhar feminino consciente encontra no cliente seu desejo de mudança, que naquele momento é expressado por meio de transformação em seu lar ou em seu ambiente de trabalho pensando nos espaços físicos. Conseguimos acolher e direcionar os pedidos mais sinceros de mudanças, trazendo um projeto ideal pro seu dono, com profissionalismo, conforto e praticidade.
A mulher que está conectada com sua alma, caminha livremente em todos os processos encontrando a melhor forma de conduzir esses projetos, seja na criação, execução de projeto, acompanhamento e gerenciamento de obra ou até mesmo na produção final dos ambientes.
Afirmo que as mulheres quando empoderadas, assumem qualquer posição que queiram. Basta estar conectada com seu mundo interior e acreditar que pode trabalhar com leveza e seguir o seu propósito de alma.
Pati Cillo (@paticillo_arquitetura)
Expert em tendências globais de arquitetura, sustentabilidade, design e tecnologia, acumula duas décadas de experiências em obras residenciais, comerciais e corporativas.