Hoje vamos abordar um tema um pouco diferente dos artigos anteriores, mas que é muito importante! Falaremos sobre a relação entre a equipe de obras e a vizinhança, principalmente agora com tantas pessoas trabalhando em esquema de home office e também querendo reformar o apartamento. Por isso, daremos dicas para que esse período seja o menos impactante para todos.
Home Office x Obra
A primeira dica é a base de tudo: tenha empatia! Seja você o morador do imóvel em que a reforma esteja sendo executada, ou o escritório que está realizando o trabalho. É preciso se colocar no lugar dos vizinhos e fazer o que for possível para que a obra inferira o mínimo possível na rotina dessas pessoas. Vejo muita gente que não gosta que a vizinhança reclame, mas realmente a obra é algo incômodo, por isso é preciso se colocar no lugar sim. Afinal, e se fosse no seu prédio?
Exatamente por isso, vários condomínios estão com regras específicas nesse sentido, principalmente para auxiliar quem está trabalhando ou estudando em casa. Por exemplo, muitos prédios orientam para que as ações mais barulhentas da obra sejam realizadas preferencialmente das 11h às 14h, que geralmente é o horário de almoço dos moradores. Tal medida tem o intuito de atrapalhar menos a vida dos vizinhos. Afinal de contas, enquanto você está quebrando a parede da sua obra, no imóvel inferior pode estar ocorrendo uma videoconferência profissional. Algo muito desagradável!
Apesar da pandemia se tratar de um período atípico em nossas vidas, há muitos indícios de que o nosso jeito de morar e trabalhar não será mais igual, mesmo quando tudo estiver normalizado. Tenho visto que muitas empresas deverão adotar o modelo híbrido, ou seja, com alguns dias de trabalho em casa e outros na empresa, ou um local de coworking para reuniões. Dessa forma, tanto os prédios, quanto os escritórios de arquitetura e engenharia terão que se adaptar a essa nova realidade.
Organize os horários para cada atividade
Mesmo que o condomínio em questão não tenha nenhuma regra específica, é possível coordenar a sua equipe, de forma a definir horários específico para atividades com barulho. Digo com experiência própria, porque já fazia isso no meu escritório antes. Eu combinava com o pessoal um intervalo de tempo para atividades de quebra-quebra, depois outro para limpeza e descida de entulho, outro para impermeabilização, etc. A partir disso, o incômodo ocorria em apenas um momento do dia, portanto os vizinhos conseguiam realizar suas demais atividades com tranquilidade. Do contrário, meus colaboradores fariam barulho em horários diferentes um do outro, o que traria bastante aborrecimento para quem estivesse morando ali perto.
Gentileza gera gentileza
Que tal deixar a vida dos seus vizinhos um pouco mais feliz? Com pequenas atitudes, você (morador ou arquiteto) pode ganhar a confiança de quem está ao lado. Em meu escritório, nós realizamos algumas ações, que apesar de simples, fazem toda a diferença na vida das pessoas. Nós criamos sacolinhas personalizadas para os vizinhos, em que colocamos brownies ou chocolates junto com uma cartinha assinada a mão.
No texto, nós explicamos a história da reforma, todos os sonhos que envolvem aquela família, de forma a fazer com que todos participem desse momento. Pedimos desculpas pelo transtorno, explicamos que iremos minimizar a questão de poeira e barulhos, e que ficamos à disposição para ajudar no que for preciso. Além disso, criamos até duas playlists no Spotify, (que podem ser acessadas através de um QR Code), para que eles possam ouvir um som legal no momento em que estiverem relaxando ou trabalhando – sendo uma delas com músicas cantadas e outra instrumental. Tais iniciativas sempre têm um feedback muito legal! Portanto, que tal se inspirar nessas ideias?
Atenção aos detalhes
Apesar de parecer algo pequeno e óbvio, o fato de colocar um pano úmido na porta da frente do imóvel, também faz toda a diferença! E, infelizmente, tem muita gente que ainda não se conscientizou sobre essa boa prática. Só esse pequeno gesto já vai evitar de sair poeira de dentro do apartamento, assim como impedir que os colaboradores sujem o hall, elevadores, ou áreas de convivência do prédio, pois conseguem limpar as botas antes de sair. Afinal, eles precisam circular não é mesmo?
Em casos de muito quebra-quebra e demolições, outra boa ideia é isolar as frestas, assim como o ambiente em questão. Com isso, não deixamos a poeira ir para outros espaços, seja dentro ou fora do apartamento. Um item que costumamos utilizar é um plástico ou lona bem grande, que colocamos do piso até o teto, de forma a facilitar nesse trabalho, enquanto passamos o aspirador de pó. Então, são detalhes que não são trabalhosos, nem custosos, mas mudam absolutamente tudo!
Boa Comunicação
“Poeira & Tinta & Cimento & Barulho. Desculpe o transtorno. Estamos em obras”. Essa frase séria, mas ao mesmo tempo descontraída, é a mensagem que colocamos nas placas para a vizinhança – que ficam na porta de entrada do apartamento, ou próximo ao elevador do andar. Junto com esse aviso, nós incluímos também uma carta com as informações referentes ao trabalho – como os nomes dos profissionais responsáveis e dos moradores, um detalhamento do serviço prestado, além dos contatos do escritório para casos de problemas. Não temos o intuito que isso seja um tipo de propaganda, temos como foco o pedido de desculpas, além do esclarecimento geral.
Com relação às obras em áreas sociais de condomínios, outro serviço que costumamos executar, esse tipo de contato é ainda mais importante. Por isso, faço questão de que todos os meus funcionários estejam uniformizados (com o nome e telefone da empresa na camisa), pois se houver algum problema, as pessoas já sabem quem devem procurar. E seja sempre transparente! Por exemplo, vai fazer uma obra na academia do prédio? Já coloque no informativo o prazo de interdição daquele espaço e as informações referentes à obra. Assim, todos conseguem se reprogramar. Como eu disse em um artigo anterior, quando você tem uma obra em condomínio, você passa a ter centenas de clientes. Por isso, tenha uma ótima relação com eles!
Seguro de Obras
Um item importantíssimo nesses casos é a aquisição de um seguro de obras, de forma a assegurar moradores, colaboradores e vizinhos. Afinal, imprevistos ou acidentes podem acontecer! Por exemplo, imagine que o marceneiro foi instalar um móvel e furou sem querer uma tubulação de água ou esgoto? Há o risco de isso comprometer seriamente o imóvel inferior, portanto, o prejuízo pode ser enorme! Então, nada melhor do que realizar o trabalho com tranquilidade!
Mudando um pouco o foco, em casos de demolições de casas, por exemplo, uma outra dica é fazer uma vistoria nos imóveis vizinhos, principalmente em casas geminadas, para verificar as condições desses espaços, e os potenciais riscos de ocorreram trincas, rachaduras, soltura de revestimentos mal instalados, ou outros tipos de inconvenientes. Por isso, mais uma vez afirmo, ter uma boa relação com a vizinhança, diálogo e um seguro de obra vão ser decisivos em situações assim.
Bruno Moraes (@brunomoraesarquitetura)
Arquiteto pela Belas Artes, pós-graduado pela FAU-Mackenzie, especialista em gestão e execução de obras. Atuou no escritório de Siegbert Zanettini e foi o arquiteto do Programa Eliana, do SBT.