O empreendimento corporativo para locação JG1698 da Víncere Locações, empresa do Grupo Noster, foi certificado com o selo Fitwel Viral Response Module (VRM). Esse é o primeiro edifício do sul do país que detém o selo, também o único empreendimento corporativo de Curitiba com a chancela. O edifício está localizado na Av. João Gualberto, 1698, no Alto da Glória, e sua entrega está prevista para outubro deste ano.
O Fitwel é um sistema de certificação líder no mundo, comprometido com o conceito Construir Saúde para Todos® (Building Health for All). A família de selos Fitwel se aplica a diversos setores e tipologias, como residencial, comercial, comunidades e varejo. O Fitwel Viral Response Module, cedido ao empreendimento JG1698, é um módulo específico lançado após a pandemia de Covid-19, direcionado para o controle e mitigação dos efeitos de doenças contagiosas. Para recebê-lo, o JG1698 obteve um score de 92,60% na certificação Fitwel VRM. O termo “Distinction”, presente no selo, é concedido apenas aos projetos que obtêm score a partir de 90% e que, por isso, representam uma referência nesse sistema.
“Essa é uma rigorosa certificação de terceira-parte sobre políticas e práticas que implementamos para mitigar a propagação de doenças contagiosas dentro do edifício. É resultado de nosso profundo comprometimento com o conceito Building Health for All. Se formos pensar que as pessoas passam, em média, 90% de seu tempo em ambientes fechados, o Fitwel VRM atesta que atuamos diretamente na promoção da saúde e bem-estar dos ocupantes do nosso empreendimento”, comentou o diretor da Víncere Locações, Vinícius Dunetz.
O selo concedido ao empreendimento considera três principais categorias para resposta a surtos virais: melhorias de ambiente interno, encorajamento de mudança comportamental e construção da confiança dos ocupantes. Confira os principais itens dentro de cada uma dessas categorias:
Melhorias de ambiente interno
Renovação de ar com base em níveis de ocupação, medidos por sensores de CO2 – o que reduz o risco de se ter muitas pessoas num mesmo ambiente – trata-se de uma espécie de ventilador programado junto ao ar-condicionado que renova o ar enquanto há pessoas no ambiente; Ventilação do ar acima dos níveis estabelecidos pela ANVISA; Níveis elevados de filtragem do ar, tanto externo quanto de recirculação, com protocolos pré-estabelecidos de manutenção; Priorização de revestimentos e selantes com baixos níveis de Compostos Orgânicos Voláteis (COVs), prejudiciais à saúde; Ambientes 100% livres de fumaça de tabaco; Testagem anual da qualidade do ar interno, e também antes da ocupação, evitando contaminantes remanescentes da atividade de obra; Protocolos de limpeza, desinfecção e manutenção e de compra de produtos de limpeza não nocivos à saúde.
Mudança comportamental
Variedade de táticas comprovadas para motivar a mudança de comportamento e aumentar a conformidade com novas normas e práticas para reduzir efetivamente a transmissão de doenças contagiosas, como: protocolos de limpeza de superfície, de cobertura facial (uso de máscaras), de provisão de cobertura facial para funcionários, de higiene das mãos, de sinalização de promoção da saúde, de programação e serviços de saúde, e de grupo de apoio social.
Confiabilidade de ocupantes
Estratégias focadas especificamente em aumentar a sensação de segurança dos ocupantes e promover a saúde mental, como: protocolos de preparação para surtos de doenças contagiosas, de continuidade de negócios, de treinamento de primeiros socorros em saúde mental, de projeto de resposta viral, de colaboração de partes interessadas aprimorado e de comunicação, além de políticas de licença médica remunerada e de apoio à família.
“Ocupantes de um edifício precisam se sentir seguros e confiar que o ambiente está preparado para eventuais novos surtos de uma doença infecciosa e para auxiliar em dificuldades emocionais. Já sabemos como agir e o selo Fitwel Viral Response Module comprova que idealizamos um ambiente saudável e preparado”, finaliza Gulin.