Desde o início do verão, a instalação atraiu cerca de 10.000 visitantes e 400 reservas. Por Pedro Zuccolotto. Fotos por Raphaël Thibodeau.

Em junho, a comuna de Aire lançou o Station d’été, um espaço de trabalho ao ar livre na Esplanade PVM da Place Ville Marie, em Montreal, Canadá. Gratuita e aberta a todos, a estação dispõe de duas luminosas salas de reuniões instaladas em recipientes de vidro com um pátio de trabalho exterior.

Cenário

A pandemia prejudicou os distritos comerciais de todas as grandes cidades do mundo – e Montreal não foi exceção. Esta iniciativa é uma forma de revitalizar o centro da cidade e convidar os trabalhadores a apropriarem-se dos espaços urbanos, trazendo ambientes confortáveis para os mais diversos tipos de trabalho.

Design arrojado

Localizada no coração do distrito comercial mais importante de Montreal, a Station d’été provou ser muito popular entre os trabalhadores da região. Grupos de oito pessoas se encaixam nesses espaços simplificados, ideais para se reunir com colegas enquanto redescobrem o coração da cidade. Wi-Fi, tomadas, TV, ar condicionado, greening integrado, tudo o que os profissionais precisam para ter uma experiência de trabalho única e satisfatória no centro de Montreal. Foram mais de 400 reservas e 10.000 visitantes em apenas 3 meses de atividade.

Rede de espaços

Station d’été faz parte da rede Îlots d’été, uma criação da comuna de Aire. A organização envolveu-se no green desking em 2017 e, desde então, ativou uma rede de 40 espaços de trabalho ao ar livre, atraindo quase 30.000 usuários no primeiro ano. A rede dobrou de tamanho este ano e agora é a maior rede de espaços de trabalho ao ar livre da América do Norte.

Ficha técnica

Local: 1 Place Ville-Marie, Montreal, Quebec, Canadá

Desenvolvedor: Aire

Área: 74 m²

Fabricante: JackWorld Inc

Design de interiores: Élyse Bibeau

Design exterior: Anick Juneau

Saiba mais

Matéria publicada originalmente na revista aU, edição de novembro.

PIB da construção cresceu 6,9% em 2022 

Artigo Anterior

Bazar da Cidade volta à Casa Museu Ema Klabin nos dias 25 e 26 de março

Próximo Artigo

Separamos para você