A Ciser, vem fomentando o ecossistema da área com ações que atendem às novas demandas do mercado. Exemplo disso é a Fobbi, primeira startup incubada pela empresa, sediada em Joinville (SC), que por meio de uma plataforma digital, possibilita a pequenos varejistas da construção civil comprar diretamente de grandes indústrias do segmento.
A aproximação das empresas teve início em 2020, no centro de inovação da Ciser, o Hub #Colmeia. No ano passado, a empresa se tornou fornecedora da startup e, desde então, vem acompanhando de perto seu crescimento. “Todas as indústrias têm o desejo de vender online, mas muitas vezes esbarram em dificuldades logísticas e de atendimento. A Fobbi não apenas faz o papel de força de vendas, como se responsabiliza por toda a logística, facilitando o processo”, explica Renato Fiore, diretor de Vendas e Marketing da Ciser.
“O objetivo é buscar a aproximação com as pequenas revendas, ampliando nossa estratégia de canais de vendas e, consequentemente, potencializando nossos resultados, ao passo que a Fobbi resolve a dificuldade de compra do pequeno varejista direto da indústria. A Ciser viu nesse projeto a oportunidade de atender esse público com qualidade de forma inovadora”, acrescenta Fiore.
Um novo modelo de compras
Micro e pequenos varejistas têm dificuldade de comprar direto das indústrias, justamente por não atingir o pedido mínimo, pois não dispõem de um sistema de gestão de estoque para que consigam aguardar prazos mais longos em troca de preços mais atrativos. Com a Fobbi, é possível reduzir o pedido mínimo e o prazo de entrega das indústrias, visto que a startup arca com o custo de frete e vende apenas o disponível em estoque. Assim, ela foca em melhorar o processo de compra do pequeno lojista, proporcionando economia e praticidade. Outros benefícios aos lojistas incluem cotações em tempo real, cadastro rápido e sem burocracia, possibilidade de parcelar desde o primeiro pedido e promoções semanais.
Já para as indústrias, a Fobbi traz demanda de um público em potencial, proporcionando a pulverização da marca, sem aumentar a estrutura de custos. Além disso, a startup gera informações de sell-out aos fornecedores, promove lançamentos e se responsabiliza por toda a logística externa.
“A Fobbi é prova de que estamos no caminho certo com o Hub #Colmeia. Ele nasceu para ser um espaço colaborativo – físico e digital – que promove a conexão da empresa com startups, universidades e corporações”, explica Fiore. “Já estamos conquistando importantes frutos, com projetos que alavancam o modelo de negócio de nossa organização”, conclui.
Em apenas sete meses, a Fobbi já atua em toda a região Sul, atendendo mais de 300 clientes, em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A meta é alcançar a marca de 2 mil clientes, neste ano, e ampliar sua oferta de produtos, com a busca de mais fornecedores.