Sofás coloridos e cheios de personalidade

Não podemos negar que o sofá é o protagonista do ambiente em que estiver, seja sala ou até varanda. Reconhecido por muitos como um móvel essencial na casa, a peça sempre se destaca, imprimindo alegria e toques de modernidade. Mas quem disse que o sofá precisa sempre ser convencional? Hoje, vamos falar dos modelos coloridos, que têm ganhado cada vez mais espaço e podem ser inseridos em todos os estilos de decoração.

Por ser um item que geralmente requer um investimento maior, muitas vezes as pessoas acabam se decidindo por sofás com cores neutras e modelos tradicionais, justamente pelo medo de enjoarem ou não conseguirem se adaptar com a nova composição. Mas graças à ampla variedade de tons é possível deixar esse medo de lado e transformar a decoração da sala alterando somente um móvel. Não é necessário escolher tons vibrantes, podemos ter algo mais tranquilo, claro.

Na hora de definir qual tonalidade deverá ter o sofá, acredito na importância de um olhar apurado na cartela de cores complementares e análogas, que fornecem uma infinidade de combinações únicas e interessantes para aqueles que não tem medo de ousar e são adeptos da ideia de dar um UP no lar por meio das cores. Porém, para quem ainda considera mais viável seguir pela parcimônia, mas não quer abrir mão de adicionar uma pincela de cor para evidenciar o sofá, a recomendação é investir em tapetes, cortinas e móveis em cores neutras como forma de agregar um contraponto.

Entre as cores em alta, podemos dizer que tanto o azul como o verde têm sido as queridinhas dos clientes. Versáteis e fáceis de combinar, ambos trazem ainda a lembrança dos elementos da natureza e, segundo a psicologia das cores, possuem a capacidade de acalmar e aliviar o estresse das pessoas.
Outra preocupação é a combinação com as almofadas. É possível optar por almofadas com nuances complementares ou análogos ao sofá ou partir para uma decoração destemida e animada: um sofá verde, por exemplo, pode comportar almofadas em terracota e o resultado será magnífico.

Marina Carvalho (@marina.carvalho.arquiteta)

Arquiteta e designer de interiores com MBA pela FGV, atuou no Studio Arthur Casas. Toca escritório com seu nome.

Fundada em 1948, a PINI é uma empresa de informação especializada no atendimento às necessidades dos profissionais e empresas da indústria da construção civil. Atua nas áreas de Mídia, Sistemas, Educação, Informação Estratégica e Consultoria.

Copyright © 2021 PiniWeb. Todos os direitos reservados.