Vou iniciar trazendo uma reflexão: o que esperar de um estagiário? O que podemos cobrar dele? 

É, quando contratamos uma pessoa para fazer parte do nosso time, no geral, é porque estamos precisando de mais alguém para desenhar, fazer cotações ou ir nas obras. E aí optamos por um estagiário que está cursando a faculdade e ainda em fase de aprendizado! Sendo assim, não podemos jogar mil coisas achando que ele vai saber resolver. 

Antes de contratar é importante você saber para qual função específica vai precisar. E então deixar claro que habilidades o estagiário já precisa ter. Alguém descontraído? Ou mais formal? Importante que tenha vontade de aprender e que seja pontual, verdadeiro e que já saiba alguns programas da nossa área só para complementar conhecimento. O ideal é que esses pontos sejam acordados antes da contratação!

O ideal é que essa pessoa passe por um treinamento, e  que você arquiteto ensine exatamente como quer os projetos, mostrando os detalhes desde o início até a montagem das pranchas. Vale apresentar fornecedores e explicar como acontece a comunicação com eles; levar na obra para acompanhar o seu dia a dia, para aprender como lidar com os desafios de obra, como ler projeto e verificar se foi feito da maneira correta e, para mim, o mais importante é ser exemplo para que o estagiário aprenda a se comunicar de uma maneira clara o que vai ajudar e muito na resolução de projetos e no andamento das obras.

Tenho no escritório arquiteto que já foi meu estagiário e sou muito grata por todo o comprometimento e crescimento profissional dele e meu também, pois ensinando uma pessoa podemos aprender cada dia mais!

Finalizo com a certeza que ter um estagiário é como ter a certeza que você pode ensinar a maneira correta como quer os trabalhos. É ter algum parceiro com vontade de aprender e que pode se tornar um ótimo profissional e agregar demais no time, e a partir do momento que aprendeu as lições, já se torna confiante para novos desafios. 

Lembrando que no geral os estagiários têm um limite de horas para trabalhar e ainda ter tempo pros estudos! E para você que está estudando e quer iniciar estágio, corre atrás de aprendizado em diversas áreas da arquitetura, pois quanto mais conhecer, mais rápido terá certeza da área que deseja trabalhar! Use esse período para aprender muito, trocar experiências e deixar aflorar sua criatividade.

Pati Cillo (@paticillo_arquitetura)

Expert em tendências globais de arquitetura, sustentabilidade, design e tecnologia, acumula duas décadas de experiências em obras residenciais, comerciais e corporativas.

Morar verde

Artigo Anterior

Casa de manutenção descomplicada

Próximo Artigo

Separamos para você