Muita gente imagina que a impermeabilização residencial é um bicho de sete cabeças, porém o processo pode ser mais simples do que o esperado. Se o trabalho for realizado com cuidado, planejamento, produtos adequados e mão de obra especializada, o resultado será surpreendente e duradouro! A DRYKO Impermeabilizantes – uma das principais indústrias nacionais de produtos químicos para construção civil – apresenta orientações sobre o tema, além de indicar produtos para cada necessidade. Confira!

O que é a impermeabilização, afinal? 

É uma técnica que consiste na aplicação de produtos ou sistemas com o objetivo de proteger a estrutura e diferentes áreas de um imóvel contra a ação das águas – que podem ser provenientes de chuvas, dos solos, em piscinas e reservatórios, de lavagens diversas, de banhos do dia a dia, ou mesmo da umidade geral”, conta Joaquim Souza, gerente técnico da DRYKO. Por esse motivo, a impermeabilização é uma necessidade real para todos os tipos de edificações, afinal irá garantir a durabilidade do imóvel, a salubridade do ambiente e a saúde dos moradores. “Sendo assim, deve ser pensada desde o projeto e executada em momentos específicos da obra, a fim de garantir a segurança e o conforto de todos”, completa. 

Prevenir é melhor do que remediar 

Mais do que nunca, o velho ditado se aplica perfeitamente! Afinal, se a impermeabilização for realizada de forma preventiva, conseguirá evitar uma série de problemas relacionados à durabilidade da estrutura e dos demais elementos da construção. “A partir desses cuidados é possível proteger o imóvel e evitar manifestações patológicas como rachaduras, infiltrações, umidade, mofo, pinturas descascadas, revestimentos deteriorados, móveis estragados, roupas emboloradas e, principalmente, danos à saúde como as doenças respiratórias, que são muito comuns” continua Joaquim. Esses são alguns dos exemplos de malefícios causados pela incidência das chuvas em residências que não estão vedadas e impermeabilizadas adequadamente contra as intempéries do clima. 

O que deve ser impermeabilizado em uma casa?

Toda área que esteja sujeita a ação dos fluídos deve ser impermeabilizada, como:

– Baldrames e alicerces (no início da construção)

– Lajes expostas em geral (durante a construção e em reformas corretivas).

– Áreas molhadas ou molháveis, como banheiros, cozinhas, lavanderias, sacadas (durante a construção e em reformas corretivas).

– Áreas sujeitas ao armazenamento de água, como reservatórios e piscinas (durante a construção e em reformas corretivas).

– Paredes, muros e fachadas, em razão do vapor do banheiro, da batida de chuva, de focos de mofo etc. (durante a construção e em reformas corretivas).

* É importante definir períodos mais secos para a realização desses trabalhos.

Certificado NR10: Como obter e renovar para garantir segurança em eletricidade

Artigo Anterior

Transformando lagos de mineração em usinas de energia solar

Próximo Artigo

Separamos para você