O projeto que revitalizou as áreas de lazer e originou os espaços Quintal e Quintalzinho do Ban no Shopping Parque das Bandeiras, localizado no Jardim Ipaussurama – Campinas (SP), foi o grande vencedor na categoria ‘Terrenos comunitários ao ar livre e áreas públicas’ (Community outdoor grounds and public areas) do Prêmio IOC IPC IAKS Architecture Prizes 2023, organizado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) e a Associação Internacional de Instalações Desportivas e de Lazer (IAKS).

A premiação ocorreu no evento de gala na noite dessa última terça-feira (24) e pela primeira vez na história do prêmio, o vencedor foi nomeado por meio de votação pelo público que elegeu o melhor projeto.

“Gostaríamos de expressar nossa sincera gratidão a todos aqueles que votaram no nosso projeto de grande relevância para o lazer de muitas famílias. Estamos imensamente honrados com esse prestigioso prêmio que reconhece e inspira inovações contínuas no nosso campo, oferecendo cada vez mais oportunidades para uma sociedade íntegra”, dizem Celso Grion, Erick Tonin e Milena Arantes, arquitetos à frente da Effect Arquitetura.

O Quintal do Ban é um espaço de 8 mil m² reestruturado que fez de um grande estacionamento uma nova área de lazer para as famílias campineiras, contando com Pet Park, Play Kids e espaços gastronômicos e sociais para eventos. Com uma arquitetura alto astral, revestimentos e materiais espalham cor por todos os lados, para isso, o empreendimento teve projeto paisagístico assinado pela Renata Tilli e participação do artista plástico, Marcio Batista, mais conhecido como Lobo, fazendo referência ao Pop Art.

Desde a sua implementação no Shopping Parque das Bandeiras, a revitalização resultou em diversos benefícios para a comunidade, aproximando famílias e promovendo bem-estar e saúde em um lugar onde não havia praças, parques e áreas verdes próximos que atendessem às necessidades de lazer e convivência do coletivo.

Derivado do Quintal do Ban, o Quintalzinho do Ban se destaca por ser um parque interativo totalmente equipado e voltado para às crianças. Inspirado em grandes praças internacionais, o projeto tomou conta do terraço do shopping, onde possui mais de 954 m² de área ao ar livre. Com cores alegres, o local possui um playground moderno e inclusivo que se torna um convite para crianças de todas as idades.

Os brinquedos estão sistematicamente distribuídos para garantir o espaçamento adequado entre pessoas e objetos, além de serem revestidos de matérias atóxicos. “Tudo regido a partir da Norma de Segurança para Playgrounds NBR – 16071 que estabelece os requisitos de segurança, projeto, fabricação, instalação e manutenção de equipamentos e superfícies de áreas de lazer infantil”, garantem Erick e Celso.

Com foco na segurança e conforto dos pequenos, todo o piso no entorno possui um revestimento emborrachado do tipo EPDM colorido moldado in loco, específico para playgrounds.

A reforma e renovação do Quintal e Quintalzinho do Ban é assinada pelo escritório Effect Arquitetura, especializado no desenvolvimento e implantação de projetos institucionais e urbanísticos para clientes públicos e privados, enquanto a empresa VM Office, junto à Ancar Ivanhoe, desenvolveu o projeto conceitual com ideias, nomes, imagens do espaço e diretrizes gerais de implantação. Ambos os espaços acumulam dois Prêmios Abrasce na categoria ‘Expansão e Revitalização’, das edições de 2022 e 2023, sendo reconhecidos como uma das mais excepcionais e inovadoras cases de sucesso do ramo de Shoppings Centers.

Maior prédio residencial da América Latina é premiado em Singapura

Artigo Anterior

Circuito de palestras debate inteligência na segurança contra incêndio

Próximo Artigo

Separamos para você