Os vencedores do 11º Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, nas categorias Edificações, Infraestrutura e Pequenas Obras, foram anunciados pela Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) em São Paulo. A solenidade de premiação reuniu empresários, engenheiros, arquitetos e profissionais da construção e representantes de entidades setoriais e de instituições governamentais.

Em Edificações, a obra vencedora foi o Shopping Trimais Places, em São Paulo (SP), que também foi o vencedor da categoria Voto Popular. A estrutura foi composta por 13.491 elementos, totalizando 18.932m³ de peças em concreto pré-fabricado, entre pilares, vigas, painéis, lajes alveolares, escadas e estruturas de contraventamento. Um dos destaques da obra foi o uso intensivo do BIM (Building Information Modeling), com entrega até a 7ª dimensão: Gestão da manutenção. As diversas demandas do projeto arquitetônico de Jayme Lago Mestieri (Jayme Lago Mestieri Arquitetura) exigiram a solução de emenda vertical das barras dedicadas ao Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA); escadas especiais e peças especiais. O projeto estrutural ficou a cargo do engenheiro Marcelo Cuadrado Marin, da Leonardi.

Na categoria Infraestrutura, o Prêmio Obra do Ano foi para OAE’s da duplicação da Rodovia SP-270, Raposo Tavares, do km 86+900 ao 89+700, em Sorocaba (SP). Os desafios da obra foram a redução de prazo, mitigação dos aspectos ambientais, redução do impacto com a ferrovia e com a rodovia Raposo Tavares SP-270, além da viabilização de custos para o cliente final, face à volatilidade no mercado de aço durante o período da pandemia. Também foi necessário o desenvolvimento de uma solução alternativa (solução industrializada em vigas pré-moldadas de concreto protendido) e a aprovação do projeto junto à Rumo e à CCR, devido à sua curvatura e esconsidade. O projetista responsável pela obra foi o engenheiro Catão Francisco Ribeiro (Enescil Engenharia de Projetos).

Já na categoria Pequenas Obras, o vencedor foi o Cemitério Vertical – PAF, situado em Franco da Rocha (SP). Projetado pelo escritório de arquitetura Topo Projetos, o local é considerado o primeiro cemitério ecológico totalmente coberto do país, ao ter equipamentos que garantem a eficiência na filtragem dos gases gerados oriundos da decomposição da matéria orgânica. O projeto estrutural é do engenheiro Flavio Isaia (IGA Engenharia e Consultoria). O edifício principal conta com uma estrutura pré-fabricada de concreto composta de pilares, vigas de apoio do piso, vigas de travamento, lajes alveolares, rampas de acesso, módulos de escada, vigas de cobertura e terças para apoio das telhas metálicas. Também foram usados painéis de concreto armado com acabamento natural para o fechamento externo.

O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto 2022 concedeu menção honrosa em cada categoria: Torres Corporativas – Parque da Cidade – Gleba B (Edificações); Viaduto sobre linha férrea em Jales/SP (Infraestrutura); e Camarote “Os Independentes” – Festão do Peão de Barretos (Pequenas Obras).

Criado em 2011, a premiação prestigia as empresas pré-fabricadoras e os arquitetos e engenheiros projetistas de estruturas que usam o sistema construtivo em seus projetos. A premiação tem o apoio institucional da ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland, ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, ABRAINC – Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias, ABRAMAT – Associação Brasileira da Indústria de Materiais para Construção, AsBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, FIABCI – Federação Internacional Imobiliária, IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto, SECOVI – Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais e Residenciais de São Paulo, SINAPROCIM – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento e Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração.

O evento teve o patrocínio da ArcelorMittal, Concrete Show e MC-Bauchemie.

Número de mulheres na construção civil cresce 120%

Artigo Anterior

Energia solar atinge 22 gigawatts e ultrapassa R$ 114,2 bilhões em investimentos no Brasil, informa ABSOLAR

Próximo Artigo

Separamos para você