Nos períodos de chuvas e o aumento das precipitações, cresce também a preocupação com os problemas causados por elas. Os temporais podem trazer infiltrações e mofo para as residências, além de causarem danos a estrutura da construção, levando até ao risco de desabamento, e também pode prejudicar a saúde dos moradores, afetando principalmente quem tem problemas respiratórios como asma, rinite, sinusite e bronquite.

A forma mais correta de se prevenir destes problemas é investindo em impermeabilizantes durante a construção do imóvel, desta forma é possível garantir a segurança ao ambiente de forma mais econômica. Segundo o Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), estima-se que custos com uso de impermeabilizantes durante a construção representa de 1% a 3% do valor total da obra, percentual que cresce para 10% ou até 15% em caso de impermeabilizantes para uso corretivo.

Segundo Mateus Castro, Chefe de Produtos Varejo na Saint-Gobain Produtos para Construção, a impermeabilização preventiva impede a passagem indesejável de água e vapores, protegendo a estrutura, aumentando sua durabilidade e diminuindo custos com reparos. “Como constatado pelo IBI, a umidade corresponde a cerca de 85% dos problemas encontrados em uma construção. A impermeabilização preventiva irá evitar o mofo, que prejudica a estética do ambiente e a saúde dos moradores, além de proteger a estrutura. Porém, atualmente, vemos que em algumas construções o uso preventivo do impermeabilizante é ignorado, podendo causar diversos problemas futuros – é o famoso barato que sai caro”, explica Mateus.

Qual produto escolher e como aplicar

Para proteger uma construção de questões climáticas, como chuvas e o tempo úmido, o indicado é que use a solução para lajes e telhados e para paredes externas.
 

“É importante entender que cada impermeabilizante oferece solução para uma área específica, então os produtos ideais variam de acordo com sua necessidade. Para impedir infiltrações em caso de chuvas, recomendamos o uso da Super Manta Líquida Quartzolit, que garante a impermeabilização das lajes e coberturas, podendo ficar exposta e permitindo a aplicação de argamassa logo acima do produto. Já para as paredes da área externa, para que não apareçam manchas de bolor, infiltração de umidade ou danos a pintura, indicamos o uso do Parede Premium Quartzolit” explica Mateus.

Além dessa solução, também é importante investir em impermeabilizantes específicos para as áreas mais úmidas da casa: os banheiros e as cozinhas.

O que fazer se já estou com problemas de mofo e infiltração?

Como já explicado, a impermeabilização corretiva é um processo um pouco mais complicado e mais custoso do que a preventiva. O que deve ser analisado por um profissional é se a umidade já causou danos a estrutura da construção. Se não for esse o caso, existem alguns produtos que podem ajudar em casos de emergências e reparos rápidos:

Manta asfáltica Quartzolit: Possui acabamento em polietileno e é reforçada com não tecido de poliéster. É indicada para impermeabilizar lajes de cobertura em pequenas dimensões, áreas frias como banheiros, cozinhas, áreas de serviço, baldrames, vigas calhas e sistemas dupla de mantas.

Manta asfáltica alumínio Quartzolit: Indicado para pequenas lajes não transitáveis coberturas com telhas de fibrocimento ou telhas metálicas, calhas de concreto pisos de cozinha industrial e galpões.

Parede Premuim Quartzolit: é um impermeabilizante para paredes, indicado para a proteção de fachadas, paredes externas e muros. Ele é responsável por selar, impermeabilizar, dar acabamento e ainda ajuda a refletir o calor. Quando curado, forma uma membrana elástica e impermeável.

Recupera Rodapé Quartzolit: é uma argamassa polimérica indicada para impermeabilizar rodapés comprometidos pela umidade, com sinais de mofo e bolor. Deve ser aplicada diretamente sobre o reboco íntegro.

Fita veda tudo Quartzolit: Indicada para cobrir furos em telhas. Para sua aplicação, é indicado o uso do primer da mesma linha, que vai facilitar o processo corretivo.

Conheça a NR 26, que Estabelece Regras de Sinalização de Segurança

Artigo Anterior

Tecnologia do GPS é cada vez mais comum na construção civil

Próximo Artigo

Separamos para você